Técnica mental computadorizada auxilia no controle emocional

Por Gazeta News

mauricio neurofeedback.jpg 3

O psicólogo Maurício Braz é especialista no uso da técnica do Neurofeedback - tratamento que busca o autoconhecimento através do autocontrole e do gerenciamento das emoções. Palestrante internacional, no período de 1º a 3 de junho, ele estará como convidado especial com a palestra “Neurovendas - O botão de compra na mente do cliente”, na Flórida Christian Church, em Orlando.

Em entrevista, Maurício explica como funciona, quais os benefícios e para quem é indicado o tratamento.

Gazeta News - O que é o Treinamento Neurofeedback?

Maurício Braz - É um treinamento computadorizado que consegue visualizar, em tempo real, a atividade elétrica dentro do cérebro em uma imagem 3D e qual é o impacto do assunto (finanças, aprendizado, compras, vida social, relacionamento, etc.) na vida da pessoa. Também se monitora a frequência elétrica do coração (batimento cardíaco), da respiração, da temperatura da pele e do nível de estresse do indivíduo.

GN- Quais são os benefícios do treinamento?

MB- A repetição semanal do treinamento"ensina" ao cérebro como superar os obstáculos do cotidiano de forma positiva, ou seja, é possível aprender a controlar as reações do corpo e, depois de aprendida, entende-se que o corpo é capaz de dar continuidade ao processo no dia a dia. O treinamento dura entre oito (08) a dezesseis (16) semanas, diminuindo o nível de ansiedade e aumentando o autocontrole.

Através de feedback constante, prepara-se a pessoa para enfrentar situações que acionam os “gatilhos emocionais” e que provocam reações da mente e do corpo, assim, percebe-se como as emoções, comportamentos, sentimentos e pensamentos estão impactando o indivíduo e como reverter essas situações.

GN- Como começou essa técnica?

MB- A origem do Neurofeedback está no famoso detector de mentiras, que foi aprimorado para detectarnão só as reações corporais, como também, as respostas ligadas aos sentimentos, pensamentos e ações que esses geram, tendo assim uma eficácia maior.

GN - Qual outra técnica pode potencializar os resultados junto com o Neurofeedback?

MB - A Psicologia Positiva é uma área nova da Psicologia, que trabalha os pontos fortes e está mais ligada ao presente e ao futuro, ao invés de estar trabalhando problemas ligados ao passado. Funciona na busca da qualidade de vida e de respostas positivas do indivíduo, em vez de estar apontando o dedo para a dor.

GN- Essas são técnicas experimentais?

MB - Ambas as técnicas tem inúmeras comprovações e estudos científicos que reforçam sua eficácia, através da melhora do controle das emoções, da ansiedade, da atenção, do foco e da memória, bem como, otimização da performance em relação a liderança, a criatividade e a motivação.

GN - Para quem é indicado?

MB – Pode ser usado por qualquer pessoa que queira aumentar sua performance profissional ou pessoal. É uma técnica não invasiva, indolor e sem efeitos colaterais, portanto, recomendada a qualquer pessoa, especialmente adolescentes, estudantes, empresários e atletas. Pessoas que sofrem de transtornos ligados à falta de atenção, dificuldade de aprendizado, impulsividade, memorização e foco.

*Maurício Braz reside na Flórida, onde atua. É pós-graduado em Psicologia Positiva, professor MBA Univ. Católica de Petrópolis (UCP), consultor do Sebrae/ RJ e palestrante internacional. Mais informações pela página facebook.com/mauricio.brazou pelo telefone 5619291684.