Desistência de Ted Cruz garante a liderança de Trump na corrida à Casa Branca

Por Gazeta News

ted cruz

Com a vitória do pré-candidato republicano Donald Trump nas primárias de Indiana, na terça-feira, dia 3, seu principal oponente, Ted Cruz anunciou que está interrompendo sua campanha para ser o representante de seu partido na corrida pela Casa Branca. "Estamos suspendendo a campanha, mas não estamos suspendendo nossa luta pela liberdade", discursou Cruz.

Ele afirmou que sempre disse que continuaria concorrendo enquanto houvesse um caminho viável. "Hoje este caminho se fechou", lamentou a uma plateia de correligionários.

Com a desistência de Cruz, Donald Trump tem tudo para ser o candidato republicano, o que deve se confirmar na convenção nacional do partido. Entre os pré-candidatos democratas, a vitória em Indiana foi para Bernie Sanders, contrariando as pesquisas que apontavam a liderança de Hillary Clinton.

Trump ficou com 53,3% dos votos de Indiana, Cruz, com 36,7%, seguido por John Kasich, com 7,5%, que anunciou que continuará a campanha. "Os resultados desta noite não irão alterar os planos de campanha do governador (de Ohio) Kasich. Nossa estratégia tem sido e continua a ser ganhar a nomeação em uma convenção aberta", disse comunicado no perfil de Facebook do candidato.

O presidente do Partido Republicano, Reince Priebus, admitiu que Donald Trump possivelmente será indicado como candidato presidencial em novembro e pediu a união dos conservadores em torno do polêmico bilionário.

"Donald Trump será, provavelmente, o indicado. Todos devemos nos unir e nos concentrarmos em derrotar Hillary Clinton", escreveu Priebus no Twitter, pouco depois de Cruz jogar a toalha.

Agora, o foco de Trump já está em Hillary Clinton, que será sua provável adversária nas eleições presidenciais. "Vamos atrás de Hillary Clinton. Ela não será uma boa presidente... ela não entende nada de negócios", critica.

Disputa democrata Nas primárias democratas de Indiana, Hillary Clinton chegou a liderar o início da apuração, mas Bernie Sanders a ultrapassou. O senador por Vermont ficou com 52,7% dos votos contra 47,3% da ex-secretária de Estado, de acordo com a CNN.

Delegados Um republicano precisa ter pelo menos 1.237 votos para ser indicado por seu partido. Até o momento Trump conta com 1.047, Cruz com 565 e Kasich, 153.

No Partido Democrata, uma indicação depende de pelo menos 2.383 votos. Por enquanto, Hillary Clinton conta com 2.201, enquanto Bernie Sanders soma 1.399.