Ted Cruz e Marco Rubio disputam segundo lugar entre republicanos

Por Gazeta News

Marco Rubio Ted Cruz

Apesar de a maioria dos espectadores ter se voltado para o líder das pesquisas, Donald Trump, durante o debate presidencial republicano da noite do dia 15, Ted Cruz e Marco Rubio só tinham olhos um para o outro.

Os dois senadores, um do estado do Texas e outro da Flórida, ambos de 44 anos, filhos de cubanos e estrelas conservadoras em ascensão no partido, deixaram bem evidente que veem um ao outro como o principal obstáculo para conseguirem ser nomeados candidatos do partido, se Trump cair.

Desse modo, eles se engajaram em uma luta de braço na maior parte do debate, em questões como a política para o Oriente Médio, a segurança nacional e a imigração. “A batalha Cruz-Rubio é agora a definição dinâmica nesta corrida”, disse Ford O’Connell, estrategista republicano. Entre outras coisas, Cruz acusou Rubio de ser mole em política imigratória porque no Senado ajudou a criar uma reforma abrangente.

“Ele estava lutando para conceder anistia e não para proteger a fronteira. Eu estava lutando para proteger a fronteira”, disse Cruz. Por sua vez, Rubio acusou Cruz de ter contribuído para tornar os Estados Unidos mais vulneráveis a um ataque terrorista, apoiando um projeto de lei que reduziu o alcance de programas de vigilância do país.

Fonte: Reuters.