Telê Santana morre na manhã desta sexta-feira.

Por Gazeta Admininstrator

O ex-treinador do São Paulo e da seleção brasileira de futebol, Telê Santana(74), morreu na manhã desta sexta-feira(21), na cidade de Belo Horizonte. Sua morte foi em decorrência da falência múltipla dos órgãos.

O “Mestre Telê”, ocupava a CTI (Centro de Terapia Intensiva) do Hospital Felício Rocho desde o dia 25 de março, após contrair uma infecção abdominal. Sua morte ocorreu por volta das 11h50, segundo informou a assessoria de imprensa do hospital.

Durante quase todo o período de sua internação, Telê ficou sedado e respirando com ajuda de aparelhos. Tendo complicações na função respiratória, em virtude de uma infecção pulmonar detectada no último dia 1º.

No último dia 4, o ex-treinador foi submetido a uma traqueostomia, intervenção cirúrgica para facilitar a respiração.

Seu percurso
Nascido em Itabirito (MG), Telê foi o técnico da equipe do São Paulo quando o time ganhou por duas vezes o Campeonato Mundial, disputado no Japão. Alguns anos antes foi o treinador da Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1982 e 1986.

Na Copa do Mundo de 1982, realizada na Espanha, Telê contou com nomes consagrados como: Júnior, Zico, Sócrates, Cerezo e Falcão, porém a seleção acabou eliminada pela Itália, após derrota por 3 a 2.

Mesmo com o revés, o treinador manteve seu prestígio e foi mantido para o Mundial seguinte, em 1986, no México. Porém a equipe mais uma vez não seria campeã sendo derrotada pela França, nas quartas-de-final, após perder na disputa de pênaltis.

Seus problemas de saúde teriam começado em 1996, quando sofreu um derrame, o que debilitou sua saúde.