Tem dúvidas de Imigração nos EUA? Veja aqui algumas perguntas e respostas

Por Gazeta News

De: Chistiane Assunto: Imigração no aeroporto/Deportação Pergunta: Sou divorciada há 1 ano e meio e tenho 2 filhos. Agora estou namorando um americano. Estamos construindo nossa relação, fazemos planos, claro, mas nada pra agora sabe? Queremos fazer tudo certinho e nada precipitado. Desde agosto do ano passado tenho feito algumas visitas, quatro no total (agosto, outubro, fevereiro e abril) Nas primeiras vezes eu dizia que estava indo visitar um amigo e talz, mas agora isso está se tornando mais dificil, pela frequência de idas e vindas acho eu. Da última vez, em abril, a imigração foi meio traumática pra mim, me colocaram na salinha e tudo mais, mas continuei dizendo que era um amigo. Estou indo agora de novo, quero muito falar a verdade, que estou indo visitar meu namorado no aniversário dele e ficar 20 dias. Todas as vezes levo a carta-convite, e lá ele sempre coloca todos os dados dele. Tem pessoas que falam pra nunca nunca dizer que é namorado senão eles deportam, eu estou com medo. Neste caso, o que você faria?

Advogada Ingrid Domingues: Primeiro, nunca se deve mentir para um oficial de imigração – não estou dizendo que voce mentiu, mas lhe digo que não é algo que você deva fazer. Não há como saber se voce será barrada na sua entrada, tendo em vista que você já foi barrada uma vez. Também não há como saber se vão aprovar sua entrada devido a última ocorrência na sua última entrada. É impossível eu lhe dizer o que irá acontecer e a atitude do oficial de imigração é imprevisível. A verdade sempre é a melhor opção, porém, às vezes, a verdade pode prejudicar. Boa sorte! ____________________________

De: Antonio Assunto: I-130/Cidadania Pergunta: Sou residente permanente e dei entrada no I-130 para a minha esposa e filho, sendo que foi aprovado e está no NVC aguardando. Já tenho requisitos para cidadania. Se eu fizer, o processo para minha família sai mais rápido?

Advogada Ingrid Domingues: Sim e não. Tudo depende da sua data de prioridade (priority date) no processo. ____________________________

De: Jessica Assunto: Visto de turista/ J1 Pergunta: Fui para os EUA em 2013 com visto de turista. Voltei para o Brasil sem nenhum problema e, em 2014, voltei pra cá com visto de Aupair (J1). O meu visto expira ano que vem e quero mudar meu status sem ter que voltar para o Brasil. O visto de estudante é muito caro para mim. Teria alguma possiblidade de eu pedir o de turista, mesmo já tendo o visto de turista?

Advogada Ingrid Domingues: Se você tem o J1 você tem que averiguar se você tem a exigência de ter que voltar ao seu país por 2 anos antes de pedir outro visto. Tudo depende de como seu J1 foi emitido. ____________________________

De: Luzia Assunto: Visto negado Pergunta: Eu tenho um irmão que mora nos EUA há 30 anos, ele é cidadão americano e deu Green Card a minha mãe ( que já venceu e ela não quer mais). Em 2005, quando ela tinha que dar entrada no país, eu tentei o visto para ir de acompanhante dela, levando toda a documentação do meu irmão e dela, por ser idosa. Na hora da entrevista, limitaram a fazer pergunta do meu irmão, como chegou, como legalizou e não pediu nada meu e negaram de novo. Agora voltei no consulado com meus dois filhos para irmos para a Disney e coloquei que tenho este irmão ainda aí, pois ele mora aí, e novamente não me pediram nada e negaram de novo. Não gosto de mentiras, mas se eu tentar de novo vou falar que já veio embora, pois ele tem endereços em seu nome aqui no Brasil. Vai funcionar ou eles sempre saberão que ele mora aí? A tal carta convite também pode ajudar?

Advogada Ingrid Domingues: Nunca se deve mentir para um oficial de Consulado ou oficial de imigração. Se você já teve o visto negado duas vezes, será difícil você conseguir. A decisão do Consulado é final e não há como apelar. Você terá que continuar tentando, mas repito: nunca se deve mentir para um oficial.

____________________________

De: Kali Assunto: Cidadania Pergunta: Sou filha de um americano que mora no Brasil há bastante tempo, tenho dupla cidadania, só que nunca fui ou morei nos EUA. Gostaria de saber se posso tirar documentação para marido e filhos (casados há 3 anos e meio e um filho de 9 anos e outra de 9 meses ) para irmos morar nos EUA. O que precisa ser feito além da documentação do consulado. Esse processo é demorado? Outra dúvida: fui casada e tive um filho desse primeiro casamento. Quando for no consulado para tirar o documento para o meu primeiro filho de 9 anos, o pai desse filho tem que ir também ?

Advogada Ingrid Domingues: Você, como americana, poderá iniciar um processo para seu marido/filhos, mas este não será rápido e irá demora alguns anos. Quanto à pergunta sobre o passaporte do seu filho, você terá que fazê-la ao Consulado. ____________________________

De: Francisco Assunto: Visto L1 Pergunta: Estou no meu segundo ano de L1 aqui, nos EUA, e gostaria de entender alternativas para continuar aqui após os 5 anos do L1, visto que o L1 requer voltar um ano e aplicar novamente para um outro período.

Advogada Ingrid Domingues: Se seu visto L1 foi concedido por um tempo determinado, você deve ou falar com seu empregador ou com o profissional que fez o visto para saber qual é o status do seu visto referente à renovação ou extensão.

De: Laura Assunto: Casamento/divórcio Pergunta: Vim pros EUA como Aupair, com o visto todo certo, e o processo correto, validado pela agência de intercâmbio. Pretendia ficar aqui pelos dois anos permitidos e depois voltar pro Brasil. Mas antes de meu primeiro ano de Aupair terminar, conheci um americano e me apaixonei perdidamente. Tanto que ele me induziu a sair do programa para nos casarmos e eu aceitei. Porém alguns meses depois do casamento eu descobri que ele era diagnosticado bipolar e ele nunca me contou. Agora ele quer se divorciar e não vai me ajudar com os papeis do Green Card. Ele encerrou nossa conta conjunta e ficou com todo o dinheiro que acumulamos juntos. Está se mostrando uma pessoa totalmente diferente da qual me apaixonei. Ainda o amo, mas estou me sentindo enganada e não sei o que fazer para manter meu casamento. Não quero assinar o divorcio. Já estou ilegal aqui desde dezembro. O que eu posso fazer? Eu teria direito de ficar legalmente aqui até janeiro de 2016, se não tivesse confiado nesse homem. Existe algum processo que eu possa entrar contra ele? Eu não quero voltar para o Brasil, mas não quero continuar ilegal aqui.

Advogada Ingrid Domingues: Seu caso é bastante complicado e não é algo que poderia ser explicado ou discutido aqui. Lhe aconseho procurar um advogado assim que possível para você saber os seus direitos. Se quiser entrar em contato com meu escritório, você pode ligar para (954) 489-0009 ou email: ingrid@dmlawfl.com

____________________________

De: Fabiana Assunto: Enfermeira Pergunta: Sou enfermeira e tenho interesse de trabalhar nos EUA, o que devo fazer?

Advogada Ingrid Domingues: Você dever procurar informações em como validar seu curso de enfermagem nos EUA e, eventualmente, procurar um empregador disposto a talvez lhe oferecer um emprego e iniciar um processo em seu favor.