De: Mariana Facó
Assunto: Programa Au Pair
Pergunta: Tenho visto de trabalho, pois estou no programa de au pair. Estou no programa faz dois meses e o visto vence apenas em maio do ano que vem. Eu tive problemas com a minha família e pedi para trocá-la recentemente, mas não encontrei uma nova ainda e meu prazo está acabando. A agência a qual estou vinculada fala que, se eu não achar nova família dentro desse prazo, eles solicitarão meu visto seja cancelado e que terei até 3 dias para sair do país. Ou seja, entre o término do programa e a minha partida, tenho 3 dias pra resolver tudo e voltar pro Brasil: cancelar conta de banco, academia, comprar passagem inflacionada... (devido ser verão aqui e copa no Brasil, as passagens estão muito caras neste período)! Eu não tenho outro tipo de visto que me permita ficar no país. Muito injusto, pois eles não nos ajudam a achar outra família e ainda exigem uma saída abrupta do país. Minhas perguntas: 1) Existe isso de cancelar o visto, de fato? (Sei que eles informam a imigração, mas cancelar de fato, é possível)? 2) Quantos dias eu tenho, depois de eles "cancelarem" o visto para deixar os EUA? Existe alguma flexibilização? Depende do tipo de visto? Quais os casos mais comuns? (Se eu deixar os EUA alguns dias depois, tipo uma semana, que tipos de problemas posso ter com a imigração? (Ouvi aqui que em até 6 meses não costumamos ter problemas com imigração depois, mas sei que isso vai depender) O que pode acontecer comigo (agora e no futuro) de fato se eu decidir deixar o país duas semanas depois? O que acontece é que tinha programado um curso para esse período (pois iria ser minhas férias) e não vou poder fazer se eles cancelarem meu visto. Já procurei orientação em todos os locais mas não encontro. Além dos problemas pra resolver e as passagens caras.
Advogada Ingrid Domingues: Infelizmente, essas empresas que facilitam esses tipos de vistos geralmente oferecem pouca assistência. Se realmente seu visto for cancelado, lhe resta retornar ao Brasil. Se sua permanência/visto for cancelado ou expirar, qualquer tempo que você se mantenha nos EUA, você estará “fora de status”, o que poderá lhe afetar no futuro.
____________________________
De: Adriana
Assunto: DUI
Pergunta: Tenho um filho que estuda nos EUA e que há 4 meses foi abordado por policial para que ele fizesse o teste de bafômetro. Ele se recusou e agora foi a corte e vai lutar para ser inocentado. Tem um advogado e o processo poderá levar 6 meses. Só que o visto dele vence em dezembro e como ele virá agora em julho e não em dezembro, ele pretende renová-lo. Então, preenchi o DS-160 e lá eles perguntam se ele já teve um DUI, se já foi preso. A minha dúvida é se devo dizer que sim, mesmo sem ter sido julgado. Ele foi preso por 12 horas e liberado sobre fiança. O que devo fazer ao preencher o DS-160?
Advogada Ingrid Domingues: Nunca é aconselhável mentir num pedido de visto ou qualquer outro documento oficial.
____________________________
De: Roberto Gomes
Assunto: Perdão
Pergunta: Tenho uma irmã no EUA há 15 anos, ela entrou no país com visto de turista de 10 anos regularmente, mas não retornou ao Brasil desde então. Tem 2 filhos de pais não americanos e que não possuem cidadania. Um de 8 e um de 13 anos. No momento, ela não tem documentação para trabalhar, por isso procuro uma maneira legal de conseguir, seja por meio do perdão, visto temporário ou qualquer que seja a forma jurídica. Ela nunca esteve envolvida com qualquer tipo de ilegalidade no país. Gostaria de um parecer de uma especialista para saber como proceder, se é possível e quais as chances reais de uma ação impetrada por aqui no Brasil ou por lá.
Advogada Ingrid Domingues: Primeiro, não há nada que possa ser feito por você aí no Brasil. Segundo, ela deverá procurar assistência de um advogado de imigração, pois embora ela tenha filhos nascidos aqui, o assunto de um perdão é algo bastante complexo para ser discutido neste fórum.
____________________________
De: Renata
Assunto: Mudança de sobrenome
Pergunta: Meu passaporte está com meu nome de solteira e meu green card está com o meu nome de casada. Terei algum problema? Com qual nome faço a reserva da passagem?
Advogada Ingrid Domingues: Se seu passaporte for brasileiro e você é casada somente nos EUA, o Brasil não reconhece o casamento a não ser que você registre no Consulado Brasileiro. Mas, se seu casamento já e reconhecido pelo governo brasileiro, você deverá mudar seu passaporte para que seu nome conste corretamente.