De: Jayme
Assunto: Portador de hepatite
Pergunta: Vivo no EUA há três anos. Descobri que tenho hepatite B. Vou casar com o minha namorada e meu medo é se vou conseguir cartão de residente e um dia tornar cidadão americana.
Advogada Ingrid Domingues: Jayme, o ideal seria você procurar um advogado para discutir este assunto em pessoa ou por telefone, sendo que este é um assunto que merece privacidade. Boa sorte!
____________________________
De: Frank Santos
Assunto: União homoafetiva
Pergunta: Tenho uma relação estável com um cidadão americano há quatro anos e já tentei visitá-lo várias vezes e não consegui. Fizemos uma petição de noivos para nos casarmos nos EUA e novamente foi negado no setor de imigração do Rio de Janeiro, mesmo com a presença dele, em uma entrevista dupla exigida pelo oficial. Não sei como prosseguir com os nossos planos. É viável casar no Brasil? Temos uma relação homoafetiva há muito tempo e temos muitas evidências. Preciso de ajuda de alguém para saber como proceder nesse caso. Meu namorado é americano e eu sou brasileiro.
Advogada Ingrid Domingues: Primeiramente, quando você fez seu pedido de visto de noivo? Recentemente, o Serviço de Imigração vem aceitando processos de indivíduos com este tipo de relação, porém, o casamento teria que ser efetuado num estado aonde seria permitido. É possível iniciar um processo no Brasil se o Brasil permite que vocês se casem. Se for o caso, seu namorado e você poderão se apresentar no Consulado Americano com as provas de um casamento realizado e aprovado pelas leis do Brasil.
____________________________
De: Leila
Assunto: Voltar aos EUA
Pergunta: Fui para California em maio de 2014, onde fiquei duas semanas. Gostaria de voltar em setembro deste mesmo ano. Mesmo tendo o visto de turista, pode haver algum problema na imigração devido ao curto espaço de tempo que estou voltando? É possivel eu passar para San Diego por Tijuana, no México, já que tenho visto?
Advogada Ingrid Domingues: Não vejo maiores problemas em você voltar a visitar os EUA, sendo que você somente passou duas semanas aqui.
____________________________
De: Suelen
Assunto: Permanecer ilegal nos EUA
Pergunta: Estou nos EUA há 1 ano. Ganhei 6 meses e extensão de mais 6 meses. Agora venceu, quero retornar ao Brasil no fim do ano, então serão uns 6 meses de ilegalidade. Gostaria de saber se, futuramente, eu vou ter que tentar um visto novo e se esse meu nao valerá mais? Quando tirei o visto, ganhei de 10 anos. Futuramente, posso arriscar a entrar com esse mesmo? Ou levo pena de 10 anos?
Advogada Ingrid Domingues: Se você passar um período de ilegalidade nos EUA, quaisquer entradas futuras poderão ser embargadas ou negadas. Não é aconselhável você permanecer nos EUA fora de status, pois irá afetar seu visto.
____________________________
De: Gustavo
Assunto: Retornar aos EUA
Pergunta: Estou indo passar 6 meses nos EUA e gostaria de saber se quando eu voltar para o Brasil, com quanto tempo eu posso retornar aos EUA?
Advogada Ingrid Domingues: Lembre-se que seu visto de turismo é concedido para “turismo” . Se você passar 6 meses aqui e voltar ao Brasil, para depois retornar aos EUA, você poderá ter problemas na entrada. O fato de o Consulado Americano lhe conceder o visto e na sua entrada lhe dão “6 meses” de permanência não quer dizer que você pode “morar” aqui durante 6 meses, sair e depois voltar por mais “6 meses”.
____________________________
De: Greg Souza
Assunto: Green card para pais
Pergunta: Meu filho tem 18 anos e vive nos EUA. Li em uma site sobre imigração que ele poderá aplicar para o green card para nós, pais, irmos morar com ele. Para ampliar para a cidadania, ele tem que ter 21 anos?
Advogada Ingrid Domingues: Se ele possui o “green card” por mais de 4 anos e 9 meses ele poderá aplicar para cidadania americana. Uma vez que ele seja cidadão, ele poderá iniciar processos para os pais. Os irmãos sera um processo muito mais longo, em média 10 anos de espera.
____________________________
De: Augusto dos Santos
Assunto: Portador de HIV
Pergunta: Eu sou HIV positivo, faço tratamento no Brasil e tenho uma excelente saúde. Como se sabe, o Brasil provê todos os remédios gratuitamente para pessoas na minha condição. Estou indo com visto F-1 para fazer 3 anos de mestrado. Tenho dúvidas como continuar meu tratamento nos EUA. Não estou certo se você saberá me responder essa pergunta. No entanto, aqui está a pergunta que eu acredito que você poderá me ajudar. Eu trabalho atualmente 100% de casa. Nos EUA, minhas aulas serão no período noturno e, portanto, vou conseguir manter minha rotina de trabalhar remoto. Posso ter problemas com impostos no Brasil ou nos EUA? A intenção é fazer transferência bancária mensalmente.
Advogada Ingrid Domingues: Infelizmente sua pergunta fica fora da minha área de atuação. Você deverá fazer sua pergunta a um contador que se especialize em leis tributárias internacionais. Boa sorte!
____________________________
De: Marcela
Assunto: Renovação de visto
Pergunta: Passei um tempo nos EUA com visto de estudante e de turista. Quis abrir uma .inc company e apliquei para o tax ID, ao qual recebi com sucesso ITIN number e TAX ID. Porém, eu vim embora para o Brasil já tem 1 ano e nunca preenchi as declarações de tax return ou nada relacionado a essa empresa. Agora, o meu visto de turista venceu e já agendei minha entrevista pra renovação. Você acha que a embaixada pode negar o visto devido a eu não ter pago imposto nenhum desta empresa aberta?
Advogada Ingrid Domingues: Provavelmente não, pois não é obrigatório manter uma empresa em aberta. Porém, se eles acharem que você “trabalhou” durante seu período nos EUA ou permaneceu nos EUA ilegalmente, aí sim você poderá ter problemas.
____________________________
De: Flavia
Assunto: Visto cancelado
Pergunta: Minha filha é residente nos Estados Unidos e todos os anos vou visitá-la. Essa semana fui para a salinha do aeroporto de Chicago porque falei que fui diagnosticada com câncer de mama e queria ouvir uma segunda opinião. A oficial não acreditou, achou que eu estava querendo fazer o tratamento lá. Meu visto foi cancelado porque, sem saber, participei de um programa de prevenção de câncer de mama e não sabia que era só para americanos. Apesar de alegar minha ignorância, ela cancelou o visto de turista e alegou que usei um benefício destinado só a residentes americanos. No meu visto foi carimbado: Visa cancelled with prejudice pursuant to 22 CFR 41.122(h)(3)/(4) of the INA. Minha filha vai aplicar cidadania em agosto,quando inicia o prazo. O que devo fazer, tentar o visto de turista novamente, ou aguardar minha filha aplicar minha residência?
Advogada Ingrid Domingues: Infelizmente, não há como reverter o que aconteceu. Você provavelmente não irá conseguir outro visto. Porém, quando sua filha se tornar cidadã, ela poderá iniciar um processo em seu nome, mas este não será sem complicações devido ao seu passado no Serviço de Imigração.