De: Waine
Assunto: Deportação
Pergunta: Eu morei ilegal nos EUA de 2005 a 2008. Em 2009 tirei o visto e em 2013 voltei e me deram seis meses para ficar. Fiquei nos EUA 10 dias e voltei normalmente. Em 7 de junho desse ano voltei e fui barrado e deportado do aeroporto. Eles alegaram que eu já morei nos EUA e não posso mais entrar no país por cinco anos. Eles não tinham que ter visto essa situação da vez que eu fui e entrei? Passei por uma situação muito constrangedora, muita vergonha das pessoas que foram comigo e das pessoas que me viram lá, nessa situação, como um bandido. Eu não enganei ninguém para me darem o visto, não faslifiquei o visto, foram eles que me deram. Voltei a minha cidade e não sei como explicar essa tamanha humilhação que passei. Será que é assim mesmo a lei?
Dra. Ingrid: Infelizmente eles estão no direito. O fato de você ter conseguido o visto (foi muita sorte) e ter conseguido entrar em 2013 não impede que sua próxima tentativa de entrar não seja barrada. O fato é que você passou um período “ilegal” nos EUA e tecnicamente não deveria ter tido um visto concedido. Embora eles lhe deram o visto no Consulado Americano, aqui na entrada eles podem barrar sua vinda.
____________________________
De: Marilyn
Assunto: Entrada no green card
Pergunta: Tenho dupla cidadania, americana e brasileira, mas moro no Brasil há 15 anos. Vou me casar com um brasileiro. Eu consigo dar entrada no green card para ele mesmo morando no Brasil?
Advogada Ingrid Domingues: Você poderá iniciar o processo no Brasil, mas você terá que estar morando nos EUA para poder fazer o processo completo.
____________________________
De: Maria Helena Damasceno
Assunto: Estudar nos EUA
Pergunta: Meu neto tem passaporte da União Europeia. O que é necessário para ele se matricular numa escola pública americana para fazer o ensino médio?
Advogada Ingrid Domingues: Ele terá que fazer um pedido de visto de estudante e estudar em escola particular. Cidadãos da União Europeia não podem “estudar” sem visto de estudante.
____________________________
De: Gabi
Assunto: Sair dos EUA
Pergunta: Tenho visto de turismo de 10 anos e é a segunda vez que venho nos EUA. A primeira vez fiquei 4 meses e 28 dias, a segunda vez já tem 1 ano. Estou precisando ir ao Brasil e gostaria de saber se existe possibilidade de ser barrada na entrada.
Advogada Ingrid Domingues: Se você passou 1 ano nos EUA existe uma grande chance de você ser barrada.
____________________________
De: Adrielle Braholcka da Silva
Assunto: Passaportes vencidos
Pergunta: Tenho 21 anos, tenho dupla cidadania (americana e brasileira) estou aqui no Brasil desde os meus 11 meses de vida. Eu quero ir para Miami no final do ano, porém os meus dois passaportes estão vencidos. Eu tenho meu SSN , registro de nascimento e passaporte antigo para comprovar que eu sou americana também. Eu queria saber se, eu portando isso, terei que fazer os dois passaportes novamente, ou eu posso ir só com o brasileiro. Se eu for só com o brasileiro eu precisarei tirar visto?
Advogada Ingrid Domingues: Se você nasceu nos EUA, você terá que ir ao Consulado Americano para pedir um passaporte americano. Você jamais deve utilizar seu passaporte brasileiro para entrar nos EUA – você sendo americana, é proibida de utilizar outra nacionalidade para entrar nos EUA. Tire seu passaporte americano e entre nos EUA com este. Você não poderá entrar com o brasileiro, pois você não tem visto e, como americana, não poderá tirar visto.
____________________________
De: Kelly
Assunto: Trabalhar nos EUA
Pergunta: Tenho visto de estudante até 2017, mas não tenho permissão para trabalhar, gostaria de saber quais as opções legal que eu tenho. Fiquei sabendo que posso ser autônoma. Gostaria de obter mais informações.
Advogada Ingrid Domingues: Visto de estudante não permite trabalho.
____________________________
De: Stanley Maximo
Assunto: Visto de noiva
Pergunta: Sou cidadão americano, mas moro no Brasil. Quero pedir o green card para minha namorada. Mas ouvi dizer que, para isso, temos que nos casar nos EUA. Para que ela possa viajar comigo para os EUA, com o objetivo de casar e morar, ela deve tirar o visto de turismo ou noiva?
Advogada Ingrid Domingues: Se você casar com ela no Brasil, você poderá iniciar o processo no Consulado Americano. Outra alternativa seria, você estando nos EUA, fazer o pedido de visto de noiva e casar com ela nos EUA após a chegada dela.
____________________________
De: Olavo Martendal
Assunto: Visto de turista
Pergunta: Eu morei por 3 anos nos EUA, fiquei ilegal, porém eu casei com minha namorada americana. Consegui todos os documentos, porém na hora de pegar o green card, eu terminei o meu relacionamento e não peguei e, assim, saí do país quando a imigração falou que eu teria os últimos 30 dias para sair depois do meu processo para obtenção do green card. Estou no Brasil agora e eu quero retirar o visto de turista para minhas férias. Será que vou ter problemas com isso?
Advogada Ingrid Domingues: Você só vai saber quando fizer o pedido – impossível prever o que o Consulado irá decidir.
____________________________
De: Marcio almeida dos santos
Assunto: Visto após deportação
Pergunta: No momento estou morando legalmente no Canadá, porém, 6 anos atrás, tive minha entrada negada nos EUA no aeroporto, em razão de ter morado ilegalmente no passado. A imigração americana me deu 5 anos de castigo, já se passaram 6 anos. Estou querendo aplicar pra um visto americano aqui dentro do Canadá. Minha duvida é: quando eu preencher o formulário para o visto, digo que já fui barrado e devolvido de volta ao Brasil ou não há necessidade? Há um campo no formulário que pergunta.
Advogada Ingrid Domingues: Nunca se deve mentir numa aplicação para visto. Talvez você consiga, mas não há como prever o que o Consulado ira fazer.
____________________________
De: Eliane Santos
Assunto: Casar nos EUA
Pergunta: Gostaria de saber em qual estado americano o processo de cidadania por casamento é mais rápido. Fui casada no Brasil, mas nunca oficializei o divórcio. Se eu der entrada nos papéis para me casar nos EUA, este fato pode ser um empecilho?
Advogada Ingrid Domingues: Não há um estado que seja mais rápido. Imigração é baseada em lei federal, portanto os processos geralmente são uniformes. Se você foi casada no Brasil e nunca se divorciou lá ou aqui, você não pode se casar nos EUA. Os EUA reconhecem o casamento no Brasil. Se você casar aqui, seu casamento não será válido. Você deve se divorciar aqui ou no Brasil, antes de se casar nos EUA.
____________________________
De: Tatiane
Assunto: Casamento com americano
Pergunta: Fui para os Estados Unidos em 2006 como turista, porém, morei aí por 5 anos. Conheci um americano e, ano passado, tentei renovar meu visto de turista. Ele foi negado e como menti, falando que nunca tinha morado lá, me disseram que não passo mais obter o visto. Como eu e meu namorado americano estamos pensando em casar, qual o melhor meio? Casar aqui no Brasil ou lá nos Estados Unidos. Qual processo é melhor? Teria que pedir um waiver primeiro?
Advogada Ingrid Domingues: Você não poderá casar aqui, pois não irá conseguir visto. Sua melhor chance seria ele ir ao Brasil, casar aí e iniciar seu processo junto ao Consulado Americano.