Tempestade Harvey vira furacão e se dirige ao Texas

Por Gazeta News

furacao harvey NHC
[caption id="attachment_151778" align="alignleft" width="354"] Imagem: National Hurricane Center.[/caption]

O furacão Harvey deverá atingir o Texas no final da sexta-feira, 25, para a madrugada do sábado, 26, como uma tempestade da categoria 3, conforme informações do National Hurricane Center.

Com ventos máximos sustentados de 80 mph, a tempestade ganhou força na tarde desta quinta-feira e ameaça milhares de pessoas na costa do Texas e da Louisiana, que decretou estado de emergência na tarde desta quinta.

Harvey deve atingir primeiro a cidade texana de Corpus Christi. O aumento da tempestade pode ser fatal com chuvas que devem variar de 10 a 20 polegadas, e algumas áreas podem receber até 30 polegadas. As inundações de perigo e as rajadas de vento de 115 mph são possíveis.

A tempestade está sendo comparada com o furacão Bret e a devastadora tempestade tropical Allison, que em 2001 devastou Houston com 40 centímetros de chuva.

Também se espera que Harvey provoque inundações em Nova Orleans, no estado vizinho de Louisiana, onde o devastador furacão Katrina causou a morte de mais de 1.800 pessoas em 2005.

“Podemos ter algumas inundações localizadas”, disse o prefeito de Nova Orleans, Mitch Landrieu, em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira, informando, ainda, que várias equipes de resgate estavam se preparando para a eventualidade.

O governador Greg Abbott lançou alertas de desastre em 30 condados, afirmando que esta medida preventiva permitiria que “o Texas implemente rapidamente recursos para responder à emergência”.

As autoridades fizeram solicitações de evacuações voluntárias aos moradores que já armazenam água e comida, e muitas prateleiras dos supermercados já se encontram vazias. Moradores compram também sacos de areia para reforçar a segurança de portas e janelas em casas.