Tempestade Isaac vira furacão ao se aproximar da costa americana

Por Gazeta News

A tempestade Isaac se converteu em furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpsons de cinco níveis, neste dia 28, ao se aproximar do Estado de Louisiana (sul), informou o Centro Nacional de Furacões (CNH), conforme divulgado pela “Folha”.

"Segundo as informações que recebemos, Isaac alcançou o estatuto de furacão às 16h20 GMT", informou o CNH em seu site.

O Isaac segue para New Orleans, cidade que foi devastada pelo Katrina, em 2005.

Segundo a última leitura do CNH, o Isaac estava localizado cerca de 330 quilômetros a sudeste do rio Mississippi, com ventos máximos sustentados de 110 km/h, movendo-se em direção noroeste a uma velocidade de quase 12 km/h.

Há previsões de que o Isaac possa provocar ondas de até 3,6 metros de altura nas costas do sudeste dos Estados da Louisiana, onde fica New Orleans, e no Mississippi.

O CNH advertiu que o centro da tempestade chegará à costa da Lousiana entre a noite desta terça e a manhã de quarta (29).

Quando atingir o continente, a tempestade pode fazer grandes estragos em refinarias em regiões baixas ao longo da costa do Golfo, que são responsáveis por aproximadamente 40% da capacidade de refino de petróleo dos EUA.

Alerta

Mais cedo, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um alerta a residentes da costa norte-americana no golfo do México sobre possíveis alagamentos provocados pela tempestade tropical Isaac e pediu que os moradores deixem suas casas se forem instruídos pelas autoridades.

"Ao nos prepararmos para a chegada do Isaac, quero encorajar todos os moradores da costa do golfo a ouvirem suas autoridades locais e seguir suas orientações, incluindo se elas disserem para vocês saírem", disse Obama na Casa Branca, antes de partir para uma viagem de campanha de dois dias.

"Esse não é o momento de tentar a sorte, agora não é a hora de ignorar os alertas oficiais. Vocês precisam levar isso a sério", disse.

O pronunciamento de Obama foi feito para mostrar que o presidente está preocupado com a tempestade também, apesar de sua viagem de campanha. A tempestade Isaac, prestes a se tornar um furacão, deve atingir a área de New Orleans sete anos após a devastação causada pelo furacão Katrina.