Tempestade tropical Alberto ganha força e ruma para a Flórida.

Por Gazeta Admininstrator

Tampa, Flórida – As autoridades norte-americanas enviaram advertências à costa da Flórida após registrar que a tormenta tropical, Alberto, ganhou força nesta segunda-feira(12) no Golfo do México.

Alberto – a primeira tormenta tropical da temporada de furacões do Atlântico conta com ventos máximos de cerca de 80 km/h (50 milhas por hora), bastante abaixo dos 119 km/h necessários para se tornar em um furacão, disse o Centro Nacional de Furacões.

Segundo os meteorologistas às 12:00 GMT, a tormenta estava localizada a cerca de 386 km do sudoeste de Apalachicola na costa do Golfo do México e se direcionava ao noroeste com vento de 13 km/h.

Não se esperava que a parte central de Alberto chegasse a Florida nesta terça-feira (13), porém ventos com força de tempestade tropical aumentaram a cerca de 370km do centro, podendo ser percebidos fortes rajadas antes que ele tocasse a terra.

Os lados exteriores da chuva da tormenta chegaram ao Estado neste domingo (12), e os meteorologistas prevêem possíveis tornados na região oeste-central e noroeste da Flórida para esta segunda-feira, no período da noite.

“Justo antes da chegada à terra espera-se que se fortaleça um pouco com rajadas de 88 a 105 km/h”, disse Ron Goodman, meteorologista do Centro Nacional de Furacões. “As coisas podem mudar, mas até o momento espera-se que Alberto se torne um furacão”.

Entre 10 a 25 centímetros de chuva poderão cair na península da Flórida nesta terça-feira (13), disse os especialistas.

As autoridades enviaram uma advertência de tempestade tropical para a maior parte da costa do Golfo do México e da Florida, desde Englewood até Indian Pass, o que significa que se esperam condições de tormenta tropical nas próximas 24 horas.

A temporada de furacões começou no dia 1 de junho e se estende até final de novembro.