Tempestade tropical Arthur se forma fora da Flórida em direção à Carolina do Norte

Por Arlaine Castro

arthur tempestade tropical nhc
A tempestade tropical Arthur começou a se aproximar da costa leste dos EUA neste domingo, 17, e segundo a previsão do National Hurricane Center deve se fortalecer quando começar a impactar a Carolina do Norte no final do dia. A tempestade tropical está prevista para virar para o nordeste com um aumento na velocidade de avanço nas próximas 24 a 48 horas.

Dorian é o segundo furacão mais forte já registrado no Atlântico, diz NHC

Arthur formou-se na costa da Flórida no sábado, tornando-se o sexto ano consecutivo em que uma tempestade nomeada se desenvolve antes do início oficial de 1º de junho da temporada de furacões no Atlântico. O Centro Nacional de Furacões dos EUA em Miami emitiu um alerta de tempestade tropical para os Outer Banks da Carolina do Norte em seu comunicado às 5h deste domingo. No mais recente boletim emitido às 11am, o centro da tempestade estava localizado a cerca de 345 milhas ao sudoeste de Cape Hatteras, Carolina do Norte, com ventos sustentados de 45 mph e se movendo para o norte-nordeste a 9 mph, desacelerando ligeiramente dos 13 mph anterior.  As previsões dizem que Arthur permanecerá bem no mar da Flórida, Geórgia e Carolina do Sul neste domingo e depois se aproximará da costa da Carolina do Norte na segunda-feira, onde provocará em torno de 50 cm de chuva deste domingo para a segunda-feira. Um alerta de tempestade tropical foi emitido para partes da costa da Carolina do Norte, de Surf City a Duck, incluindo Pamlico e Albemarle Sounds. De acordo com o NHC, a tempestade vai trazer condições perigosas na costa e correntes de propagação devem se espalhar do norte da Flórida para os estados do meio do Atlântico durante os próximos dias. Embora possa haver um componente do aquecimento das águas e das mudanças climáticas em outras tempestades anteriores a junho, Arthur é mais um sistema subtropical de tempestades do que uma tempestade tradicional denominada e sua água é mais fria do que o normalmente necessário para a formação de tempestades, disse o pesquisador Phil Klotzbach da Universidade Estadual do Colorado. Preparação para a temporada de furacão. Dentre as dicas essenciais estão:
  • Coloque protetores nas janelas e portas; • Faça planos para evacuar; • Não apare árvores e vegetação no momento. Recolha grandes itens e galhos de árvores soltos em torno de sua casa ou empresa; • Diminua a temperatura da geladeira e do freezer para o mínimo possível para que em caso de falta de energia esteja tudo o mais gelado possível; • Congele água em sacos plásticos e garrafas plásticas porque ajudará a manter os alimentos gelados por mais tempo, ou até para consumo; • Encha banheiras e baldes com água para usar nos banheiros e para lavar louça. • Evite sujar louça, use descartáveis. • Tenha todos os telefones totalmente carregados e os use para comunicação essencial apenas; • Não estacione carros embaixo ou próximos a árvores; • Retire tudo que tenha no quintal para evitar que qualquer objeto seja atirado na sua própria casa ou de seus vizinhos. Em caso de haver piscina, objetos como cadeiras e mesas podem ser mergulhados nela; • Guarde documentos importantes, como passaportes e seguro da casa, em sacos plásticos; • Não mantenha velas acesas durante a noite.
Leia mais sobre o que comprar para esta época no link: Chegou a época de se preparar para furacão Leia também 

Furacão: saiba como se preparar e onde se abrigar

Brasileiros arrecadam doações para moradores das Bahamas afetados pelo Dorian