Tempestade tropical Tammy se forma na costa da Flórida

Por Gazeta Admininstrator

A tempestade tropical Tammy-- a 19ª da temporada do Atlântico-- se formou na costa da Flórida nesta quarta-feira, causando chuvas fortes e marés altas em algumas regiões da costa sul dos Estados Unidos.

Tammy se formou na mesma área que os furacões Katrina e Rita, mas se moveu para o norte em direção à costa da Flórida, em vez de se movimentar para o oeste, na direção do golfo do México.

No final da tarde desta quarta-feira, Tammy estava localizada 56 km ao sul de Jacksonville, na Flórida, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), com sede em Miami.

Tammy se move a 22 km/h e seu centro deve chegar à costa ainda nesta quarta-feira, em algum ponto da fronteira entre a Flórida e a Geórgia. Os ventos máximos sustentados chegam a 80 km/h.

A tempestade pode causar até 13 centímetros de chuva no norte da Flórida, no sul da Geórgia e em partes dos Estados da Carolina do Sul e do Norte. Em alguns locais, as chuvas podem chegar a 25 centímetros, segundo o NHC.

Um alerta de tempestade tropical está vigente da região de Flager Beach, no norte da Flórida, até o sul de Santee River, na Carolina do Sul.

Recorde

A temporada de furacões do Atlântico de 2005 --que vai de junho a novembro-- foi uma das que deixaram mais vítimas na história dos EUA e a que trouxe mais prejuízos materiais.

O furacão Katrina --que atingiu os Estados da Louisiana e do Mississippi em 29 de agosto último-- matou mais de mil pessoas e deixou Nova Orleans debaixo d'água. O furacão Rita agravou os estragos.

As 19 tempestades tropicais formadas em 2005 colocam a atual temporada de furacões em segundo lugar no recorde de formação de tempestades, ao lado da temporada de 1995.

A contagem dos recordes teve início há 150 anos. A pior temporada registrada até hoje foi a de 1933, que teve a formação de 21 tempestades.

Meteorologistas afirmam que o Atlântico entrou em um período de alta atividade em tempestades, que pode durar até 20 anos.