Tempestade tropical Zeta avança pelo oceano Atlântico

Por Gazeta Admininstrator

A tempestade tropical Zeta que se formou no oceano Atlântico na sexta-feira (30) continua a avançar pela região e mantém sua intensidade. Os ventos do fenômeno chegam a 85 km/h e, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, com sede em Miami, a tempestade se dirige para oeste. Não há previsão de que atinja a terra.

De acordo com especialistas, a tempestade não deve se tornar um furacão. Na madrugada desta segunda-feira, o centro da tempestade estava localizado 1.842 quilômetros a sudeste das ilhas de Açores (Portugal), e se move a uma velocidade de 11 km/h. Os ventos da Zeta se estendem até 260 quilômetros de seu centro.

A tempestade Zeta surgiu um mês após o encerramento oficial da temporada de furacões no Atlântico, que terminou em 30 de novembro passado. O fenômeno é a 27º tempestade a surgir na região.

Em 2005, houve o surgimento de 14 furacões no Atlântico, incluindo o Katrina, que devastou a costa dos Estados da Louisiana e Mississippi em agosto passado, e se tornou um dos piores desastres naturais a serem registrados nos Estados Unidos.