Tempestades e alto nível de rios deixam regiões dos EUA em alerta

Por Gazeta Admininstrator

O nível do rio Susquehanna baixou nesta quinta-feira (29), diminuindo a ameaça de inundação na cidade história de Wilkes-Barre, na Pensilvânia. Entretanto, o nível das águas continua a subir em algumas partes dos Estados de Nova Jersey e da Pensilvânia.

Vários dias de constante chuvas e inundações mataram ao menos 16 pessoas no leste do Estados Unidos nesta quarta-feira (28).

Com edifícios inundados, ruas interditadas e transbordamento de rios, autoridades declararam emergência e ordenaram a retirada de centenas de pessoas em Nova Jersey, Nova York, Maryland e Pensilvânia.

"Ontem, o norte do Estado se transformou em um cenário de guerra. Nós resgatamos mais de mil pessoas de cima de telhados", afirmou o governador da Pensilvânia, Ed Rendell.

A cidade de Wilkes-Barre esteve preparada para uma catástrofe durante a noite, mas o volume de água vinda do rio Susquehanna foi menor do que o previsto, segundo autoridades locais. "O perigo passou e a vida retornou ao normal", afirmou James Brozena, do Condado de Luzerne.

Após a passagem do furacão Katrina pelo sul dos EUA, os diques de Nova Orleans se romperam, deixando 80% da cidade submersa e matando 1.800 pessoas no golfo da Costa.

De acordo com autoridades locais, o sistema de diques de Wilkes-Barre, que foi reforçado em 2004, é mais moderno e menos vulnerável do que o de Nova Orleans.

Nova Jersey

O foco da atenção mudou nesta quinta-feira para a cidade de Trenton, em Nova Jersey, onde o Serviço Nacional de Meteorologia previu um pico de inundações em Delaware na tarde de hoje.

Binghamton, em Nova York, permanecia parcialmente inundada na manhã de hoje. A cidade vizinha de Conklin foi a mais afetada da região, segundo a porta-voz do Condado de Broome, Darcy Fauci.

Centenas de pessoas foram retiradas da cidade e a as águas devem levar dias para retroceder. "Hoje, levantaremos os estragos e chegaremos a mais áreas afetadas", disse.

Previsões

O Serviço Nacional de Meteorologia havia previsto a ocorrência de fortes chuvas nesta quinta-feira, mas a previsão não se concretizou e as águas baixaram em várias áreas.

Um alerta de inundação estava em vigor para o Condado de Montgomery, no centro de Maryland, onde engenheiros analisam os riscos de transbordamento do lago Needwood Dam.

Meteorologistas também alertaram para a ocorrência de trovões nos Estados de Nova Jersey, Pensilvânia, Delaware e Maryland.