Temporada de gripes chega mais cedo, dizem clínicas locais

Por Gazeta News

flu

A temporada de gripe já chegou à Flórida Central, bem antes que prevista, de acordo com o Dr. Tim Hendrix, diretor médico do CentraCare, que opera 21 clínicas em toda a Flórida Central, disse o “Orlando Sentinel”.

As clínicas CentraCare viram 250 casos confirmados de gripe na semana passada, com dez vezes mais casos durante o mesmo período no ano passado.

Normalmente, a temporada de gripes começa em janeiro, disse Hendrix. Mas as clínicas CentraCare, que são todas de propriedade do Florida Hospital, têm visto um aumento constante desde outubro.

No entanto, funcionários do Departamento de Saúde do Condado de Orange não estão reagindo com o mesmo alarme, e estão mantendo o condado de Orange e Lake com o alerta de “moderado” ou “leve” em algumas regiões.

“O aumento não é incomum para esta época do ano, em que mais pessoas estão viajando e se reunindo”, disse o porta-voz do departamento de saúde, Dain Weister.

Há duas semanas, as clínicas CentraCare relataram 180 casos, o que já havia sido um recorde até então.

Uma das razões possíveis para o início da temporada de gripe é porque a gripe, na verdade, nunca parou ao longo de todo o ano. “Nós ainda estávamos vendo cinco a 10 casos por semana no verão, quando normalmente estamos acostumados a não ver nenhum, ou no máximo um”, disse Hendrix.

Autoridades de saúde destacaram que não é tarde demais para que pessoas se vacinem contra a gripe, e que há bastante estoque de injeções.

Todo o ano, a vacina contra a gripe é contra o vírus específico que está em circulação. Os sintomas da gripe incluem febre alta, dores no corpo, coriza e, por vezes, uma tosse. “Isso faz você se sentir horrível  por sete dias”, disse Hendrix.

Esse vírus não é o mesmo que a virose do estômago, que envolve vômitos e diarreia e é muito pior do que a gripe comum, que se caracteriza por um corrimento nasal, dor de garganta, tosse e às vezes uma febre de baixo grau.

Aqueles que tiverem uma febre de 102 a 103º F por mais de um dia devem consultar um médico sobre a obtenção de uma receita de Tamiflu, um medicamento antiviral que vai encurtar a vida do vírus.

No entanto, os pacientes precisam iniciar o tratamento dentro de 48 horas do início dos sintomas, disse Hendrix. Ele diz, no entanto, que ainda não dá para informar se esse é um mau presságio de uma temporada de gripe ruim.

“A temporada de gripe está aqui. Isso é tudo que eu posso dizer com certeza”, disse ele. “A gripe é misteriosa. Ninguém pode adivinhar”. O pico pode tanto estar acontecendo mais cedo como também pode estar anunciando um longo e miserável inverno.