Temporada se aproxima do fim com chance de mais um furacão

Por Gazeta News

fl-wednesday-weather-tropical-system-noaa
[caption id="attachment_130497" align="alignleft" width="300"] A perturbação caminha ao sudoeste do Mar do Caribe e pode ser vista no canto inferior esquerdo da imagem. (NOAA Satélite e Serviço de Informação).[/caption]

Um pequeno número de nuvens carregadas se agitam no sudoeste do Mar do Caribe e podem se tornar uma depressão tropical neste final de semana, com a possibilidade de avançar para uma tempestade tropical ou furacão, dizem os meteorologistas.

Mesmo que se torne uma forte tempestade tropical ou furacão, a probabilidade é de que não seja tão forte como o furacão Matthew, de acordo com um post do meteorologista sênior Alex Sosnowski.

De acordo com informações do Centro Nacional de Furacões, o sistema deverá se desenvolver lentamente durante os próximos cinco dias, com chance de 80% de formação.

Como é costume nomear os furacões, se realmente se tornar um, será nomeado Otto.

Jack Beven, especialista em furacões no Centro Nacional de Furacões, com sede em Miami, disse que é muito cedo para prever se a tempestade seria uma ameaça para a Flórida, sendo muito rara essa possibilidade, devendo permanecer no sudoeste do Caribe nos próximos dias.

O Weather Underground informou que "as fortes chuvas sobre o Panamá, Costa Rica e Nicarágua são uma grande preocupação", mas que os modelos de previsão não são fortes para a formação de furacões.

Kottlowski acrescentou que é "muito raro" que as tempestades de novembro se aproximem da Flórida e que ameaça é mínima, na melhor das hipóteses.

Há também a preocupação potencial de que o Haiti, que foi atingido pelo furacão Matthew em outubro, possa ter fortes chuvas, assim como outras partes do Caribe, incluindo Jamaica e República Dominicana, bem como a América Central.

Ciclones tropicais se formam cerca de uma vez a cada três anos em novembro, disse Kottlowski, com o Mar do Caribe agindo como incubador principal no final da temporada de furacões no Atlântico, que termina oficialmente em 30 de novembro.

Fonte: Sun Sentinel