Temporada terá entre seis e nove furacões

Por Gazeta Admininstrator

Meteorologistas do governo federal anunciaram que a Flórida deverá enfrentar uma temporada ativa de furacões, totalizando entre 12 e 16 tempestades nomeadas, incluindo entre seis e nove furacões, sendo que cinco deles devem ser de grande intensidade. Uma temporada média, segundo os especialistas, tem 11 tempestades noeadas, incluindo seis furacões, sendo dois de grandes proporções.

- Todos precisam ter um plano e estar prontos se um alerta de furacão for emitido. Só é necessário um furacão para tornar essa uma temporada ruim – disse Conrad Lautenbacher, chefe da National Oceanic and Atmospheric Administration – NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional).

Tais informações, no entanto, servem apenas como uma orientação genérica, e não indicam quando e onde um furacão pode surgir, observa Gerry Bell, previsor do Climate Prediction Center do NOAA.

De acordo com estudo realizado por Bell, há 65% de probabilidade de uma atividade “acima da média” durante os seis meses de duração da temporada de furacões, que começa em 1° de junho. Outras probabilidades, segundo ele, são 25% de uma temporada “quase normal”e 10% de uma temporada com atividade “abaixo do normal”.

No ano passado, houve 15 tempestades nomeadas e seis furacões, sendo dois dos quais de grandes proporções. O governo havia previsto de 13 a 17 temporais nomeados, de sete a dez furacões e de três a cinco grandes furacões.