Tensão em Israel leva Embaixada do Brasil a se preparar para emergência

Por Gazeta News

israel

As declarações do governo sobre um eventual ataque às instalações nucleares do Irã trouxeram tensão e levaram a Embaixada do Brasil em Tel Aviv a tomar medidas de precaução e a estudar planos sobre a assistência à comunidade brasileira caso haja uma guerra na região.

“Estamos observando o clima aqui em Israel e a todo momento há novas manchetes sobre um eventual ataque ao Irã, que por sua vez poderia ter consequências graves”, afirmou o conselheiro Roberto Parente, que é cônsul do Brasil em Tel Aviv e está à frente dos planos de emergência.

“Nossa missão é, dentro do possível, atender a comunidade brasileira quaisquer sejam as circunstâncias. Devemos nos preparar para a possibilidade de que haja uma crise e tenhamos que deslocar brasileiros de áreas de risco e até fornecer alojamentos temporários e alimentação para essas pessoas”, ressaltou Parente à “BBC Brasil”.

De acordo com a representação em Tel Aviv, atualmente há cerca de 10 mil cidadãos brasileiros que vivem em Israel, além dos cidadãos em trânsito, em visitas de turismo ou de negócios. “Temos a obrigação de dar atendimento a todos os cidadãos brasileiros aqui, tanto aos permanentes como aqueles que estão em trânsito”, disse o diplomata.

Grande parte dos cidadãos brasileiros que se encontram em Israel têm dupla cidadania - brasileira e israelense.

“A maioria deles vive aqui há muitos anos e já criou sua vida aqui. Esses não teriam interesse de deixar o país, mas poderiam necessitar de deslocamentos internos”, disse o diplomata.

Blefe Entre os analistas há divergências sobre a probabilidade de um ataque israelense ao Irã antes das eleições americanas. Alguns afirmam que o ataque é “iminente”, outros dizem que o ataque é “impossível” e há vários que dizem que “não se pode descartar ambos os cenários”.