Termina impasse para a aprovação do orçamento do DHS

Por Gazeta News

Porta-voz da Câmara, John Boehner, abandonou a estratégia do Partido Republicano.

O Congresso acabou com um impasse em relação à aprovação do orçamento do Department of Homeland Security (DHS) no dia 3, depois que o porta-voz da Câmara, John Boehner, abandonou a estratégia do Partido Republicano de tentar ligar essa decisão ao plano de imigração do presidente, Barack Obama.

Conservadores, indignados que o porta-voz tenha se negado a continuar a batalha contra as ações do presidente em relação à imigração, tentaram várias estratégias para prevenir a aprovação final. Mas o projeto de lei foi aprovado e a liderança do partido republicano pôde se livrar do impasse que estava deteriorando sua imagem, uma vez que, sem uma aprovação, o DHS ficaria sem orçamento para funcionar.

A votação foi 257-167, depois que Boehner deu o braço a torcer para evitar o risco de paralisação do departamento. Somente 75 republicanos votaram pela aprovação da medida e nenhum democrata se opôs.

A previsão é que Obama assine a lei. O Senado, sob a liderança de Mitch McConnell, R-Ky., aprovou a medida na semana passada, em um voto bipartidário.

A nova lei irá financiar o DHS, responsável pela segurança doméstica e luta contra o terrorismo, até o dia 30 de setembro.

No fim de semana, líderes republicanos da Câmara tentaram rebater críticas em programas de TV depois que a parte mais conservadora do partido se revoltou e quase cortou o orçamento das agências que protegem as fronteiras, portos, aeroportos e outras áreas importantes do país.

Depois de precisar voltar atrás com a decisão, no dia 3, Boehner disse aos membros de seu partido que continua achando as ações do presidente em relação à imigração inconstitucionais.

As informações são do “Tribune Washington Bureau”.