Terra do João e da Maria, ora pois - Gastronomia

Por Chef Henrique Rodrigues

bolinho

Um dos lugares da Europa que estou sempre é Portugal, pois, além de ter meus conterrâneos (veja pelos meus sobrenomes), adoro a culinária, o povo acolhedor e a cultura lusitana, entre tantas outras coisas.

Lembro que a primeira vez que lá cheguei (quase um galego lisboense) em Lisboa, uma das primeiras coisas que quis fazer foi degustar os famosos bolinhos de bacalhau. Já errei desde o início, pois na santa terrinha chama-se “pastel de bacalhau”. Ora bolas, então, me veja um pastel de bacalhau (que para mim sempre foi bolinho de bacalhau ). Mais uma surpresa: me serviram o tão sonhado bolinho totalmente frio. Acreditem se quiser, em Portugal tudo é servido frio. Os bolinhos, as coxinhas de galinha e todos os salgados que por ventura vocês desejem. Sabores muito bons, temperos sem igual. E quanto mais simples (e por que não dizer mais “fuleiro”?) o botequim, mais saborosos são os quitutes lusitanos.

Sendo assim, esta semana resolvi trazer uma fácil e tradicional receita dos bolinhos de bacalhau, ou seja, pastel de bacalhau, esta gostosura sem igual, que sempre sirvo quente após serem fritos. Você pode usar em coquetéis, entrada de um jantar, lanche de sábado ou simplesmente degustando com uma saudável taça de vinho tinto, em qualquer ocasião.

Esse bolinho é para você comer com bigodes... quero dizer, comer rezando! “Ohhhh Jesuis!”. Semana que vem tem mais. Até lá!

BOLINHO DE BACALHAU: 

Ingredientes:

· 2 libras de lombo de bacalhau (cod fish) · 1 libra de batatas (tipo barraca, aqui como se fosse para “baked potatoes”) · 4 ovos inteiros · Aproximadamente 2 xícaras de chá de farinha de trigo · 1 cebola ralada e espremida · 3 dentes de alho socados · Pimenta do reino a gosto · Salsa picada em abundância (cheiro verde/parsley ) · Óleo de canola para fritar

Modo de Preparo

1. Debulhe o bacalhau para dessalgar em água gelada por 2 dias antes do preparo do bolinho, trocando a água várias vezes, mas sempre mantendo o bacalhau com água na geladeira para manter o sabor. 2. Cozinhar o bacalhau com as batatas até ficarem bem macios. 3. Escorra-os, e passe a batata num espremedor. Depois disso, desfie muito bem seu bacalhau até ficar em fiapos, como se fosse linha de costura. 4. Junte todos os ingredientes acima em um recipiente, colocando a farinha de trigo aos poucos até que se forme uma massa lisa. 5. Forme bolinhos ou estilo croquetes e frite-os em óleo bem quente. 6. Escorra em papel absorvente, coloque em forminhas de papel e decore com uma azeitona enfida em um palito. Você pode servi-los também com gotas de azeite virgem.