Terremoto abala o México e pode provocar tsunami na América Central

Por Gazeta News

terremoto mexico. Foto reprodução USGS

Forte terremoto sacode costa sul do México, deixa 26 mortos e gera alerta de tsunami na América Central

Um dos maiores terremotos de magnitude 8,1 atingiu a costa sul do México no final da noite de quinta-feira, 7, causando destruição de prédios e mortes . O número de vítimas fatais confirmadas chega a 26, segundo as autoridades locais, e há risco de acontecer novos tremores nas próximas 24 horas.

O terremoto teve o epicentro localizado a 119 km de Três Picos, região de fronteira com a Guatemala, a uma profundidade de 33 km e sacudiu quase todo o México, tendo sido sentido em vários países da América Central. O tremor foi maior na região de Oaxaca, onde 20 pessoas morreram. Duas crianças estão entre as vítimas fatais.

Tsunami

O Instituto Geológico dos Estados Unidos que registra sismos em todo o mundo e o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiram alerta de possíveis ondas gigantes de até 4 metros de altura para México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, advertiu a população que é provável que nas próximas 24 horas aconteça una forte réplica. “´Precisamos estar mais atentos, pois a réplica pode superar magnitude 7”, afirmou.

Doze Réplicas de magnitudes - as mais fortes com magnitude 4,3, 4,5, 5,7 e 6 - ocorreram poucas horas depois na mesma região do terremoto principal.

Segundo a agência de proteção civil do México, o terremoto foi o mais forte a atingir o país desde o devastador tremor de 1985 que derrubou edifícios e matou milhares.

Com informações da The New York Times.