Terremoto de 6,8 graus causa pânico no norte do Chile

Por Gazeta Admininstrator

Um forte tremor de terra de 6,8 graus na escala Richter causou pânico nesta quinta-feira em várias cidades das regiões chilenas de Antofagasta, Tarapacá e Atacama, no norte do país, informaram fontes oficiais. Não houve relatos de vítimas ou danos materiais graves.

O epicentro do tremor --que foi registrado às 16h29 (17h29 de Brasília) e teve duração de um minuto e 20 segundo-- foi situado pelo Departamento de Sismologia da Universidade do Chile 40 quilômetros ao sudeste da localidade de San Pedro de Atacama, na região de Antofagasta.

As localidades nas quais o abalo alcançou maior força foram Antofagasta (1.368 km de Santiago), Calama e Tocopilla-- cujo governador, Jorge Peralta, disse que várias pessoas saíram às ruas em pânico.

Em declarações a rádio Cooperativa, Peralta disse que o tremor de terra provocou um corte de energia elétrica e de comunicações telefônicas durante alguns minutos.

No início da tarde desta quinta-feira, outro tremor-- de cinco graus na escala Richter-- atingiu várias localidades das regiões de Atacama e Coquimbo, também sem causar vítimas ou provocar danos.

O epicentro deste sismo ocorreu 20 quilômetros ao sul de Serena e 450 quilômetros ao norte de Santiago, a uma profundidade de 55 quilômetros.