Terremoto de 7,2 graus fere ao menos 26 no Japão

Por Gazeta Admininstrator

Queda de teto em centro esportivo feriu ao menos 19 pessoas
Ao menos 26 pessoas ficaram feridas no Japão após um terremoto de 7,2 graus na escala Richter ter atingido o norte do país, nesta terça-feira.
O sismo ocorreu às 11h46 do horário local (23h46 de segunda-feira em Brasília) na costa da cidade de Miyagi, a 300 km ao norte de Tóquio.

Um alerta para tsunamis chegou a ser emitido, mas a costa japonesa foi atingida apenas por ondas pequenas cerca de 15 minutos após o tremor.

Pelo menos 19 dos feridos, muitos deles crianças, estavam em um centro esportivo cujo teto desabou na cidade costeira de Sendai.

Apesar da forte magnitude do terremoto, seu epicentro foi localizado a 80 km da costa e 20 km abaixo do nível do mar, o que limitou seus estragos.

Epicentro

O tremor foi sentido em Tóquio e testemunhas relataram ter visto prédios balançando no centro da cidade.

Os serviços de trem-bala foram suspensos temporariamente
As autoridades japonesas dizem que, até o momento, não há notícias de pessoas mortas ou desaparecidas.

Três usinas nucleares foram fechadas automaticamente após o tremor para checagens de segurança.

O terremoto provocou a interrupção no fornecimento de energia para cerca de 700 mil residências. Os serviços de trens-bala foram suspensos no norte do país, e o aeroporto Haneda, em Tóquio, foi temporariamente fechado.

O Japão é um dos países mais propensos a terremotos no mundo, por estar situado na conjunção de quatro placas tectônicas.

Tóquio havia sido atingida no mês passado por um tremor de seis graus na escala Richter, que deixou ao menos 18 pessoas feridas.

Em 1995, um terremoto de 7,3 graus na cidade de Kobe matou pelo menos 6,4 mil pessoas.