Terremoto no centro da Itália deixa ao menos 73 mortos

Por Gazeta News

terremoto_na_italia site
[caption id="attachment_123808" align="alignleft" width="300"] O terremoto foi sentido nas primeiras horas da manhã desta quarta, 24, e destruiu ruas de pequenas cidades italianas cerca de 140 quilômetros a leste de Roma. Reprodução: Agência Brasil[/caption]

Um terremoto devastador destruiu uma série de cidades montanhosas no centro da Itália nesta quarta-feira, 24, deixando pelo menos 73 mortos, além de moradores presos sob pilhas de escombros e milhares de pessoas desabrigadas.

O tremor ocorreu nas primeiras horas da manhã, quando a maioria dos moradores dormia, derrubando casas e destruindo ruas em um conjunto de pequenas cidades italianas cerca de 140 quilômetros a leste de Roma.

Uma família de quatro pessoas, incluindo dois meninos de 8 meses e 9 anos, foi soterrada quando sua casa desmoronou em Accumoli.

O Exército foi mobilizado para ajudar com equipamentos pesados especiais e o Tesouro italiano liberou 235 milhões de euros de fundos emergenciais. No Vaticano, o papa Francisco cancelou parte de sua audiência-geral para rezar pelas vítimas.

Amatrice, eleita uma das cidades históricas mais belas da Itália no ano passado foi arrasada pelo tremor de magnitude 6,2.

O prefeito de Accumoli, Stefano Petrucci, disse que cerca de 2.500 pessoas perderam suas casas na cidade, composta de 17 aldeias.

Moradores que perceberam gemidos abafados por toneladas de tijolos e concreto reviraram os destroços com as próprias mãos antes de os serviços de emergência chegarem com equipamentos de remoção de terra e cães farejadores. Rachaduras enormes pareciam feridas abertas nos edifícios ainda de pé.

O Departamento de Defesa Civil informou que alguns sobreviventes serão levados para outros locais do centro do país, e outros ficarão abrigados em tendas que estão sendo enviadas para a área.

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, disse que irá visitar a região do desastre ainda nesta quarta-feira: "Ninguém será deixado sozinho, nenhuma família, nenhuma comunidade, nenhum bairro. Precisamos colocar mãos à obra... para restabelecer a esperança nesta área que foi atingida com tanta dureza", afirmou em um breve discurso na televisão.

A porta-voz do Departamento de Defesa Civil, Immacolata Postiglione, disse que há mortos em Amatrice, Accumoli e outros vilarejos, como Pescara del Tronto e Arquata del Tronto. O departamento colocou o saldo de mortos em 73 pessoas.

O sismo causou danos em três regiões, Umbria, Lazio e Marche, e foi sentido até na distante Nápoles, cidade portuária no sul italiano.

Fonte: Reuters