Terremoto que abalou o México é destaque no ‘Globo Notícia Américas’

Por Gazeta News

[caption id="attachment_153242" align="alignleft" width="314"] O terremoto deixou mais de 200 mortos e é destaque do Globo Notícia América. Imagem: Reuters.[/caption]

No ‘Globo Notícia Américas’ deste domingo, dia 24, a jornalista Mila Burns mostra o trabalho das equipes de resgate do terremoto de magnitude 7,1 que atingiu o México na última terça-feira, dia 19. Entre os danos causados, centenas de casas e prédios foram abaixo, deixando pelo menos 217 mortos. O terremoto desta semana aconteceu no mesmo dia em que os mexicanos recordavam os 32 anos do terremoto de 1985, que matou milhares de pessoas.

Passados quase 15 dias desde a passagem do furacão Irma, na Flórida, as famílias que vivem na região tentam voltar a normalidade. A falta de energia afetou mais de 4 milhões de pessoas e ainda é uma realidade para milhares de pessoas no sul do estado, enquanto moradores e empresas contabilizam os prejuízos. O programa destaca a situação em um condomínio residencial, em que os donos, apesar de terem sido condenados pelas autoridades, alegam não serem responsáveis pelos danos causados em 40 dos 54 apartamentos da propriedade. Enquanto o embate não é resolvido, moradores não podem voltar para as suas casas e a reportagem mostra os detalhes da situação.

Em Santiago, no Chile, a colaboradora Camilla Viegas visita o Museu da Memória e dos Direitos Humanos, onde uma exposição permanente recorda a história da ditadura militar. Capas de jornais, fotos e vídeos trazem memórias da época. “A exposição mostra como foi a repressão, a violação dos direitos humanos, abordando esse lado tão terrível que é a tortura, a prisão política, o exílio e a perseguição de tantas pessoas no país. Mas também é um museu que mostra a resposta. A resposta dos chilenos e também da solidariedade internacional", explica o diretor do museu Francisco Estévez. Além da exposição permanente, o museu tem um Centro de Documentação Audiovisual, em que os anos de ditadura no país são contados pela perspectiva de quem a viveu. O programa deste domingo se despede com uma entrevista de Mila Burns com o músico Luiz Simas, que há 30 anos faz parte do cenário musical de Nova York. O‘GloboNotíciaAméricas’ vai ao ar neste domingo, dia 24, às 20h, horário de Nova York, depois do ‘Via Brasil’.