Texas ameaça processar quem ajudar refugiados sírios

Por Simone Raguzo

Syrian Refugees

O governador do Texas, Greg Abbott, ameaçou processar agências que não acatarem sua ordem de que o estado não aceitará mais refugiados sírios, informou no dia 30 a imprensa local. “Se sua organização não coopera com o estado do Texas, como requer a lei federal, pode ter como resultado a rescisão de seu contrato com o estado, assim como outras ações legais”, afirmou em carta enviada à agência International Rescue Committee o comissário estadual de Saúde, Chris Traylor.

Horas depois dos atentados em Paris, que deixaram 130 mortos, cerca de 30 governadores liderados por Abbott anunciaram que não acolheriam mais refugiados oriundos da Síria por considerar que “qualquer” um deles poderia representar uma ameaça. Eles alegam que têm o poder de vetar a realocação de refugiados sírios, mas o Executivo do presidente Obama afirma que isso violaria as leis federais.

A International Rescue Committee respondeu com um comunicado no qual lembrou que o Texas “foi um local de amparo seguro para os refugiados mais vulneráveis do mundo” ao longo dos últimos anos. Sua diretora no Texas, Donna Duvin, tinha dito antes de receber a carta do governo estadual que a agência já estava trabalhando com as autoridades federais para realocar refugiados sírios. “Se temos que fazer isso sem o apoio do estado, então buscaremos os recursos fora do estado para torná-lo possível”, afirmou. Fonte: EFE e “The Dallas Morning News”.