Texas: Refugiados do Katrina são acusados de serem o principal motivo para aumento da criminalidade.

Por Gazeta Admininstrator

Dados da polícia de Houston, no Estado do Texas, sugerem que a chegada de mais de 100 mil pessoas oriundas de área atingida pelo furacão Katrina, em agosto de 2005, vem causando um crescimento acentuado no número de assassinatos na cidade.

O total de homicídios em Houston registrou um aumento de quase 20% em um ano.

Em 2005, foram registrados 232 assassinatos na cidade. Um em cada cinco crimes desse tipo envolveu esses novos moradores de Houston, na posição de vítima ou autor do crime.

A cidade texana recebeu a maior parte das pessoas resgatadas quando uma inundação resultante da passagem do furacão devastou Nova Orleans, 150 mil.

A maioria desses refugiados é originária de áreas mais carentes e vive temporariamente em acampamentos em Houston, com poucas posses e sem muita perspectiva.

Os níveis de desemprego e a criminalidade são altos nos acampamentos.

Uma explicação para isso pode ser que a violência tenda a aumentar em uma situação em que grupos de refugiados competem por espaço em um novo ambiente.

Mas, sejam quais forem as causas, as autoridades em Houston dizem que a investigação dos crimes e julgamento de suspeitos custaram aos cofres da cidade US$ 18 milhões (cerca de R$ 39 milhões).