Tiroteio na CA teve como autores funcionário e namorada

Por Gazeta News

tiroteio california

Pelo menos 14 pessoas foram mortas em um tiroteio em San Bernardino, na Califórnia, na tarde do dia 2. O ataque ocorreu no Inland Regional Center, uma instituição que atende “pessoas com deficiências de desenvolvimento”. Outras 17 pessoas ficaram feridas.

A polícia o casal responsável pelo massacre. Segundo autoridades, Syed Farook, um homem de 28 anos e de nacionalidade americana, e Tashfeen Malik, uma mulher de 27 anos e de nacionalidade desconhecida, mantinham uma relação sentimental e foram mortos pelas autoridades.

De acordo com o chefe de polícia de San Bernardino, Jarrod Burguan, Farook era um funcionário do condado que trabalhava no edifício em que aconteceu o massacre e que, na quarta-feira,  compareceu a uma confraternização que acontecia no local por ocasião do Natal, mas que deixou o local "enfurecido" para retornar depois, armado e com sua parceira, para iniciar o ataque.

O suspeito tinha trabalhado durante cinco anos como especialista em meio ambiente para o condado de San Bernardino no Inland Regional Center, o centro de assistência para pessoas com necessidades especiais onde aconteceu o tiroteio.

O chefe de polícia explicou que as investigações levaram os agentes até uma casa na cidade de Redlands, vizinha a San Bernardino, onde eles avistaram um veículo suspeito. Logo em seguida, teve início uma perseguição que terminou com a morte do casal e com um policial ferido.

Cerca de 20 agentes participaram da perseguição que desembocou em uma troca de tiros contra os dois suspeitos.

Em um primeiro momento, se falou sobre a possibilidade de que haveria um terceiro atirador, uma pessoa que foi detida no local do enfrentamento entre os policiais e os suspeitos. No entanto, as investigações se concentram agora na hipótese de que Farook e Malik foram os únicos responsáveis pelo massacre no Inland Regional Center.

As autoridades indicaram que os motivos do crime ainda são desconhecidos, mas asseguraram que o incidente foi planejado e não se tratou de uma ação espontânea. Além disso, os investigadores não descartaram que o ataque se tratou de um atentado terrorista.

Os suspeitos entraram no edifício do Inland Regional Center armados com rifles de assalto e pistolas. Os agentes também encontraram três artefatos explosivos no recinto.

Com informações da "EFE".