Tiroteio do Oregon foi o 45º em uma escola somente em 2015

Por Gazeta News

Desde que um homem de 26 anos entrou em uma faculdade em uma pequena cidade no Oregon, abrindo fogo contra alunos, matando 10 e ferindo sete, no dia 1º, os números e estatísticas envolvendo incidentes com armas de fogo nos Estados Unidos assustam.

O tiroteio no Umpqua Community College, em Roseburg, no Oregon, é o 45º tiroteio em uma escola e o 17º em uma faculdade, de acordo com um grupo de ativistas que pede reforma nas leis de armas de fogo.

No geral, este foi o 294º massacre registrado nos EUA nos 274 dias de 2015. Esta marca é feita com base na definição do FBI para um massacre: três ou mais mortos por arma de fogo. Mas esse conceito é duramente criticado, já que não leva em conta incidentes violentos como o caso do atirador da Louisiana, que abriu fogo em julho deste ano em um cinema em Lafayette com mais de 100 pessoas, e apenas duas pessoas morreram.

O número de vítimas em 2015 já quase chega a 380, além dos mais de mil feridos.

De acordo com o Everytown for Gun Safety, que tem acompanhado todos os tiroteios em escolas desde o incidente na Sandy Hook Elementary School, em Newtown, Connecticut, que tirou a vida de 20 crianças e seis adultos, desde lá, houve 142 tiroteios em escolas, incluindo o último do dia 1º.

O grupo define um tiroteio em uma escola como qualquer incidente no qual uma arma é disparada dentro de um prédio ou terreno escolar que não seja em autodefesa.

O tiroteio em Umpqua é o pior incidente em um campus de faculdade este ano. Alguns incidentes são disputas domésticas que ocorreram em campus, outros envolvem professores que ficaram violentos.

Autor do massacre no Oregon cometeu suicídio, aponta perícia

O atirador que matou nove pessoas em um massacre em uma universidade do Estado de Oregon, nos Estados Unidos, se matou pouco depois que a polícia chegou ao local, segundo informações da perícia divulgadas no fim de semana.

Em uma coletiva de imprensa em Roseburg, o xerife do condado de Douglas John Hanlin afirmou que a autópsia realizada determinou que a causa da morte de Chris Harper Mercer, autor dos disparos, foi suicídio.

O jovem de 26 anos teria se matado na própria classe onde o massacre aconteceu. Segundo os oficiais, 14 armas foram encontradas posteriormente na casa de Mercer e na faculdade.

Mais cedo, a polícia divulgou a lista de vítimas do massacre, que tinham entre 18 e 67 anos. A mais velha era uma professora.

Familiares de Mercer divulgaram um comunicado dizendo que estavam “chocados e muito abalados com os acontecimentos terríveis”.

Pronunciamento de Obama O presidente Barack Obama fez um pronunciamento na Casa Branca e voltou a pedir mudanças no controle de armas. O discurso foi considerado um dos mais emotivos que ele já fez em quase dois mandatos presidenciais.

“De alguma forma isto virou rotina”, disse Obama na Casa Branca. “Realmente podemos fazer algo a respeito, mas teremos que mudar nossas leis. Não pode ser assim tão fácil para alguém que quer ferir outras pessoas conseguir uma arma”.

Visivelmente afetado, Obama lembrou que, “como já disse há um mês e tenho dito meses antes disso e também cada vez que isto acontece, nossos pensamentos e orações simplesmente não são suficientes. Isto não é suficiente”.

Com informações da “Time” e “Washington Post”.