Todo cuidado é pouco.

Por Gazeta Admininstrator

O advogado norte-americano especializado em imigração, Alex Kapetan diz não ter visto nada semelhante em matéria de prisões de imigrantes nos últimos 20 anos nos EUA. Ele conta ter recebido na semana passada inúmeras ligações de clientes buscando confirmar se seriam ou não verdadeiras as informações sobre as batidas do departamento de imigração.

Kapetan entende que o objetivo da Imigração é capturar aqueles imigrantes que têm ordem de deportação expedida pela justiça. “Conversei com algumas pessoas que conheço no departamento de Imigração e o meu entendimento é que o alvo são os estrangeiros que têm ordem de deportação. O único problema é que quando um indocumentado que não tem ordem de deportação é encontrado junto, ele é também preso”, diz o advogado.

Para ele, em grande parte, a motivação destas iniciativas tem fundo político. O advogado entende que este foi o caminho político encontrado pelos congressistas que discutem no Senado a nova lei de imigração, para tornar mais aceitável a aprovação de projeto que prevê a legalização de indocumentados no país. “Muitas pessoas dizem que os indocumentados desrespeitaram a lei, e que não há respeito pelas nossas fronteiras”, comenta.

Kapetan teve dois clientes brasileiros presos durante uma blitz policial de trânsito na Sample Road na quarta-feira(26). Ambos tinham ordem de deportação expedida pela justiça e eram vítimas do advogado Lopera, preso por acusações de falsificação de documentos de imigração. Todos os clientes que utilizaram documentos fornecidos por ele também foram envolvidos. “Espero que passando a lei de imigração no Senado, diminua o número de pessoas como Lopera que tiraram vantagem de imigrantes”, disse.

O advogado entende que, tecnicamente, se uma pessoa possui uma carteira de motorista válida, mas trabalha ilegalmente no país, não há motivos para que seja presa em qualquer blitz. “Se uma pessoa estiver, por exemplo, dirigindo sem carteira, em tese ela pode apenas receber uma multa, mas isso depende do policial. Ele pode apenas aplicar uma multa ou pode decidir investigar mais, e aí o imigrante indocumentado pode ter problemas. O importante agora é tomar cuidados extras, não dirigir sem carteira, e não passar da velocidade”, orienta o Kapetan.