"Todo mundo que está aqui ilegalmente está sujeito à remoção", diz assessor da Casa Branca

Por Gazeta News

Sean Spicer foto white house divulgação site

O presidente Donald Trump, reuniu-se com líderes empresariais na Casa Branca nesta quinta-feira, 23, onde falou sobre as medidas de seu governo para deportar imigrantes indocumentados chamando-as de "operação militar".

Nas últimas semanas, Trump emitiu uma série de ordens executivas para eliminar as barreiras às deportações e contratar novos agentes responsáveis ??pela aplicação da lei, usando o Departamento de Segurança Interna para cumprir o que prometeu durante sua campanha.

Trump defendeu no encontro desta quinta que as operações são para tirar as más pessoas do país. "Estamos expulsando desse país caras muito maus, e num ritmo que ninguém nunca viu antes", declarou o republicano na Casa Branca.

Um porta-voz da Casa Branca disse que Trump não chamou as deportações de "operação militar", mas que o presidente quis dizer "militar" apenas como um "adjetivo".

"O presidente estava descrevendo claramente a maneira ordenada e profissional em que suas ordens executivas estão sendo implementadas e a ênfase da administração na remoção de criminosos sérios aqui nos Estados Unidos ilegalmente", disse o porta-voz.

Porém, o secretário do Departamento de Segurança Interna, John Kelly, disse sobre o processo de deportação de imigrantes que, “tudo será feito legalmente e de acordo com os direitos humanos e o sistema legal de Justiça dos EUA”, declarou após reunião com os ministros mexicanos do Exterior, Luis Videgaray, e do Interior, Miguel Ángel Osorio Chong, ao lado do secretário de Estado americano, Rex Tillerson, também nesta quinta-feira.

Kelly também mencionou que não há nenhum uso de força militar em operações de imigração.

Em pronunciamento à imprensa após a reunião, Videgaray destacou a "necessidade" de que todos os assuntos que "afetam ambos os países sejam decididos por ambos", reconhecendo ainda que o diálogo bilateral sobre temas polêmicos, como comércio e migração, será "longo".

As diretrizes delineadas pelo governo Trump, entretanto, expandem o número de imigrantes indocumentados que estão sujeitos à deportação.

Em meio aos ajustes de como ficará a política imigratória do novo governo, Sean Spicer, secretário de imprensa da Casa Branca, enfatizou que "todo mundo que está aqui ilegalmente está sujeito a remoção a qualquer momento. Isso é consistente com todos os países, não apenas com os nossos. Se você está neste país de forma ilegal, obviamente há possibilidade de que você seja removido”, disse.

Com informações da Reuters e CNN.