Tomates contaminados já infectaram 228

Por Gazeta Admininstrator

A Food and Drug Administrations (FDA), agência americana responsável por fiscalizar alimentos e remédios, fez um alerta sobre um surto de salmonela relacionado ao consumo de algumas variedades de tomates e produtos elabo-rados a partir do vegetal, em 16 estados do país.

Na Flórida, segundo o FDA, não estão na área de surto, os tomates produzidos nos condados de Jackson, Gadsden, Leon, Jefferson, Madison, Suwannee, Hamilton, Hillsbo-rough, Polk, Manatee, Hardee, DeSoto, Sarasota, Highlands, Pasco, Sumter, Ci-trus, Hernando, Charlotte.
As autoridades de saúde dos Estados Unidos identificaram, desde abril, pelo menos 228 casos de infecção por salmonela vinculados a um lote de tomates contaminado, por isso que mantiveram a advertência sobre o consumo desse produto.

O Centro para Controle de Doenças (CDC) informou que foram detectados 61 casos novos de salmonelose nos estados da Flórida, Geórgia, Missouri, New York, Tennessee e Vermont.

A agência de saúde pública disse que um homem de mais de 60 anos e que morreu de câncer sofreu uma infecção de salmonela Saintpaul, mas a morte não foi atribuída à doença intestinal.

A FDA informou que é seguro consumir tomates de algumas variedades, aquelas conhecidas nos EUA como cherry e grape, além daqueles que ainda estão inteiros com o cabo verde e os cultivados em casa.

A rede McDonald’s, a maior cadeia de fast food do mundo, informou que, temporariamente, deixou de colocar fatias de tomates em seus sanduíches nos Estados Unidos, enquanto os funcionários da vigilância sanitária trabalham para descobrir a fonte de um surto de salmonela. Segundo a rede, a decisão é uma medida preventiva. A empresa afirma que ainda não houve qualquer caso de contaminação em seus sanduíches.

Além do McDonald’s, Wal-Mart, Burger King, Kroger, Outback Steakhouse, Winn-Dixie e Taco Bell estão entre as empresas que, voluntariamente, decidiram não mais usar os tomates do tipo “red plum”, “red Roma” e “round red”.

O McDonald’s informou que continuará a servir tomates com cabo em sua salada premium.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, (CDC), ou-tra agência governamental ainda não determinou a origem do problema. O surto atual é causado pela Salmonella Saintpaul, uma variação rara da bactéria que só infectou três pessoas nos EUA, no ano passado, segundo o CDC.

O que é
A salmonela é uma bactéria, mais comum em carnes de frango e ovos. É transmitida ao homem através da ingestão de alimentos contaminados com fezes animais. Os alimentos contaminados apresentam aparência e cheiro normais e a maioria deles é de origem animal, como carne de gado, galinha, ovos e leite. Entretanto, todos os alimentos, inclusive vegetais, podem tornar-se contaminados. O cozimento de qualquer destes alimentos contaminados mata a Salmonella. A manipulação de alimentos por pessoas contaminadas que não lavam as mãos com sabonete, pode causar sua contaminação. Salmonelose é a infecção provocada pela salmonela.

Riscos
A maioria das pessoas infectadas por salmonela desenvolve diarréia, febre e cólica abdominal entre 12 e 72 horas depois da infecção. Salmonelose geralmente dura entre 4 e 7 dias, sendo que a maioria das pessoas se recupera sem necessidade de tratamento. Porém, em algumas pessoas, a diarréia pode ser tão forte que o paciente precisa ser hospitalizado.

Nesses pacientes a infecção por salmonela pode se espalhar dos intestinos para a corrente sanguínea, e daí para outras partes do corpo, podendo ser fatal caso a pessoa não seja tratada rapidamente com antibióticos. Idosos, crianças e aqueles com sistema imunológico enfraquecido têm mais probabilidade de desenvolver casos graves de salmonelose.

Como proceder:
- Não compre tomates amassados ou deteriorados e jogue fora qualquer um que esteja em sua geladeira nestas condições;

- Lave bem os tomates em água corrente antes de consumí-los;

- Mantenha refrigerados, por no máximo, duas horas, os tomates que já estejam cortados e sem cascas, e/ou cozidos. Após isso jogue-os fora;

- Mantenha os tomates que serão consumidos crus distante de qualquer alimento cru, particularmente carnes, frangos e frutos do mar;

- Lave bem as facas, pratos e utensílios com água quente e sabão quando for manusear diferentes tipos de alimentos;

- Tomates do tipo Cherry e Grape, além dos chamados “homegrown” (plantados em casa), são considerados seguros para o consumo, assim como aqueles vendidos ainda com os cabos e folhas;

- Não consuma tomates crus, de nenhum tipo;

- Não consuma molho fresco, guacamole e pico de gallo que, freqüentemente, contêm tomates crus;

- Especialistas em saúde alimentar alertam que não é possível matar a samonela apenas lavando os alimentos. É necessário cozinhá-los para matá-la.