Torcida pelo Brasil - Show de Bola

Por César Augusto

493035-970x600-1

Não posso escrever exclusivamente sobre esportes em uma época dessas.  O Brasil está vivendo um momento histórico e eu me sentiria mal falando de algum jogo que não vai mudar a vida de ninguém.  Mas é uma coluna de esporte, então não devo falar de política nesse espaço. Acho que encontrei uma maneira de não ficar nem cá, nem lá.

Acho que dá para comparar o que está acontecendo com o comportamento de algumas torcidas. Torcedores de um time, fanáticos, odeiam seus rivais. Escolhem um deles para odiar ainda mais. Não interessa se o outro time joga bonito, se tem algum valor. O torcedor não ouve nunca. Torcedor não foi feito para escutar, foi feito para gritar, para torcer, de um lado só. É um caminho de ida, sem volta. Não existe o retorno, não existe o argumento.

É exatamente isso que está acontecendo no Brasil, pelo menos nas redes sociais. Ninguém escuta. A defesa, de todos os times, é o ataque.  Escrevi outro dia, no Twitter, que acho que o principal problema do Brasil atualmente é a interpretação de texto. Aqui tenho mais espaço para defender essa teoria.

Me assusto um pouco com o que tem acontecido, com a discussão de alguns amigos. Eu me mantive forte e não entrei em nenhuma dessas discussões. Vou tentar “bolar” duas jogadas, dos dois times, com a reação feroz do adversário. Primeiro tempo: · Não podemos aceitar a corrupção.

· Você fala isso porque só pensa em você. Não pensa nas pessoas que estão sendo ajudadas pelos programas sociais. Você faz parte de uma elite branca, não gosta das pessoas mais humildes. Acha que a população mais carente não merece ter a chance de uma vida melhor. E como era antes? Ninguém roubava? Você acha que ia ser diferente se o outro candidato tivesse vencido?

Nota do colunista - O cara só falou que não podemos aceitar a corrupção. O que vale para o Brasil ou qualquer outro lugar do mundo. Não podemos aceitar que nosso dinheiro não receba o tratamento devido. Segundo tempo: · A Petrobras é um patrimônio do país, não pode pagar pela má administração de alguns executivos. Esses, sim, devem ser punidos.

· Seu PTralha, petista cego, doente. Você defende essa corja porque faz parte dela. Quantos você está ganhando para defender esses bandidos? O Lula nunca trabalhou e ficou milionário. A Dilma sabia de tudo e não fez nada. São todos bandidos. Vão transformar o Brasil em uma Venezuela. Vá morar em Cuba, se acha que isso é bom.

Nota do colunista - O cara só falou que a Petrobras é uma empresa valiosa e que é um patrimônio do país, o que vale no Brasil ou qualquer outro lugar do mundo. Ou seja, o torcedor é cego. Vê o seu time jogar. Defende o seu time. Vibra com o seu time. E se o time começar a perder, quebra a cadeira do estádio, xinga o juiz… enfim, a culpa nunca é do próprio time, existe sempre um outro culpado.

Eu não tenho conhecimento técnico e dos bastidores para assumir uma posição e declarar a mesma. Sempre acho que, como dizia minha avó, “da missa não sabemos a metade”. Não se engane, você também não sabe. Pode até ter simpatia por um ou outro lado, mas não sabe o que acontece “nos vestiários” de nenhum dos times. Ou seja, pode continuar torcendo, vibrando, postando loucamente nas redes sociais. Pelo jeito o seu time vai perder, não interessa qual seja ele. Avaliações da semana BOLÃO - Vendo tudo o que está acontecendo eu prefiro não elogiar ninguém essa semana. BOLACHA Redes Sociais A maioria dos comentários que inundam as redes sociais não vão ajudar em nada, lado nenhum. BOLINHA Selfies Selfie nas manifestações deveria ser proibida. Não dá para protestar alegremente no Instagram contra “tudo o que está errado”.