Tornados matam pelo menos oito no Meio-Oeste

Por Gazeta Admininstrator

Fortes tempestades de granizo e tornados mataram pelo menos oito pessoas e danificaram dezenas de residências na região Meio-Oeste dos Estados Unidos, informaram autoridades locais nesta segunda-feira.

Em Iowa, o administrador de segurança interna Dave Miller informou que sete pessoas foram mortas, no domingo, por um tornado que atingiu o nordeste desse Estado, nas localidades de Parkersburg e New Hartford.

Partes da cidade de Parkersburg, 130 quilômetros a nordeste de Des Moines, foram reduzidas a escombros. Na área de Des Moines, capital do Estado, houve chuva forte e trovões na noite de domingo, com ventos chegando a 113 quilômetros por hora.

Em Minnesota, uma criança de dois anos morreu e o irmão dela ficou gravemente ferido, segundo o xerife do condado de Washington, Bill Hutton. Pelo menos 20 pessoas estavam desaparecidas no domingo nesse Estado, após uma tempestade atingir a cidade de Hugo, danificando dezenas de casas.

Cerca de cem pessoas já morreram nos Estados Unidos por causa de ciclones neste ano. Trata-se do pior número em uma década, de acordo com o serviço meteorológico, e ainda há possibilidade de novos fenômenos do tipo. A temporada de tornados geralmente atinge o país no primavera e no início do verão locais, além do fim do outono.