Tornando-se financeiramente independente - Saúde Financeira

Por Claudia Fehribach

Saving Money --- Image by © Corbis

Independência Financeira não significa ter a necessidade de contar com um salário, mas ter a paz de espírito de conseguir pagar todas as suas contas e ainda ter condições de ter uma reserva financeira.

O tempo pode ser seu amigo ou seu inimigo quando se trata de se tornar financeiramente independente, mas não é o fator determinante, ou seja, não importa se você é 22 ou 62, é sempre possível ser financeiramente independente, não importa qual a sua idade.

As obrigações financeiras são geralmente menores para os mais jovens, o que torna mais fácil para os jovens poupar e evitar as dívidas. Normalmente, quanto mais velhos ficamos, mais dívidas e obrigações temos acumuladas, mas ao mesmo tempo desfrutamos de uma renda maior do que os nossos colegas mais jovens.

É preciso muito trabalho, planejamento e persistência para chegar ao ponto em que você não está mais dependente desse salário semanal, mas você deve começar agora. E como começar?

Vamos listar medidas reais e acionáveis que pode levá-lo à independência financeira em pouco tempo.

Encontre um lugar acessível para viver. Se você está realmente determinado a se tornar financeiramente independente, um aluguel ou mortgage mais em conta pode ser um bom ponto de partida.

Controle seus gastos. Reduzir o custo de vida é um ponto essencial. E este controle começa por coisas simples:

• Compre alimentos genéricos sempre que possível;

• Faca uso de cupons;

• Reduza as saídas para restaurantes;

• Corte o excesso na sua TV a cabo;

• Reduza as visitas ao Starbucks;

• Leve o seu almoço de casa;

• Separe 10% do seu salário e coloque em uma poupança;

• Mantenha vivo o hábito de se perguntar se uma despesa é necessária ou é apenas um desejo (e sendo um desejo, coloque este dinheiro que você já estava pronto pra gastar direto na sua poupança… Você se lembra do desafio do envelope?);

• Siga religiosamente o seu orçamento financeiro.

Parece impossível? Com disciplina e perseverança pode ser muito possível!

Seja diligente sobre como gastar e investir o seu dinheiro. Obter a educação adequada onde você aprende a decidir o que fazer com o seu dinheiro também é muito importante e existem muitos cursos de educação financeira por aí…

Não existem garantias de que você vai se tornar financeiramente independente através de investimentos, mas provavelmente esta é uma das suas melhores oportunidades.

O importante é ter um plano de ação, paciência e perseverança… Boa sorte!

Perguntas? Envie sua dúvida por email para claudia@debthelper.com. Visite também nosso website www.Debthelper.com