Trabalhadores indocumentados pedem para não serem deportados durante debate no Congresso

Por Gazeta News

Um grupo de imigrantes enfrentando deportação está passando, esta semana, em Washington, como parte de uma campanha do “National Day Laborer Organizing Network (NDLON)” e outras organizações, para chamar atenção sobre os problemas de imigrantes trabalhadores que estão no país ilegalmente. As informações são do “Washington Post”.

Presente na manifestação, a mexicana Marta Espinoza Lopez, de 62 anos, fez um apelo para que o presidente Obama pare de deportar trabalhadores como ela. Lopez foi presa em uma batida da imigração em uma fábrica do Arizona, onde trabalhava como costureira. Depois de solta, Lopez se uniu ao grupo. “Não há vergonha em costurar ou varrer o chão, mas eles estão nos chamando de criminosos por causa disso”, disse ela.

De acordo com organizadores do evento, milhares de pessoas continuam sendo deportadas. De acordo com o US Immigration and Customs Enforcement, invasões de locais de trabalho por agentes diminuíram dramaticamente, especialmente depois que uma invasão a uma fábrica de carnes em 2008 em Iowa terminou com 389 prisões, devastando a comunidade local. Oficiais passaram a punir os empregadores em vez de empregados.