Trabalhar de casa aumenta a produtividade, aponta pesquisa

Por Gazeta News

trabalho casa2

Há quem sonhe em um dia poder trabalhar no conforto do lar. Não ter hora para acordar, não se preocupar com a roupa que colocar e trabalhar sentado no sofá ou até mesmo deitado na cama. Há quem pense que trocar o escritório pelo home office vai contra a produtividade, especialmente na opinião dos chefes, que acham que sem a sua supervisão, há mais enrolação do que produção.

No entanto, uma pesquisa publicada pela revista “Galileu” acaba de provar que trabalhar de casa é bom pra todo mundo: patrões e funcionários. O home office vem ganhando notoriedade a cada dia e o avanço tecnológico foi um dos fatores que contribuiu muito, já que os novos meios permitem a troca de informações de forma rápida e eficaz.

Atualmente, cerca de 10% dos trabalhadores americanos têm pelo menos um dia de home office por semana. Diante dessa estatística, uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford mostrou que atuar em casa traz menos tédio para o empregado e mais produtividade pra empresa.

Uma companhia chinesa de telemarketing submeteu 250 funcionários a um teste: uma parte deles trabalharia de casa quatro dias por semana e o outro grupo ficaria nove meses seguindo a rotina normal: da casa para o trabalho, do trabalho para casa.

O resultado? A turma que trabalhou do conforto do seu lar teve uma performance 13% melhor do que de costume. Esse número é motivado por duas questões principais – eles ficavam menos doentes e faziam menos pausas, além de conseguir realizar mais ligações devido ao ambiente silencioso que os cercava.

Logicamente, nem todo tipo de trabalho permite essa atitude. Mas a intenção da pesquisa foi mostrar que a sensação prazerosa de trabalhar em casa não é revertida em preguiça ou enrolação, mas sim em satisfação profissional e o subsequente aumento da eficiência.

Há outros dois argumentos, um para o lado do chefe e outro para o do empregado, sobre a eficácia de trabalhar de casa: Quem trabalha de casa ajuda o meio ambiente ao não pegar carro ou o ônibus (grandes propagadores de CO2) para ir até o escritório, e a empresa ainda poupa dinheiro – a companhia citada no experimento diz ter economizado $2 mil dólares por funcionário que ficou em casa.

Vantagens de trabalhar em casa

Flexibilidade de horário: Você pode trabalhar nos horários que têm disponíveis e que são mais produtivos para você. Sempre tomando cuidado para não confundir os horários, dividir seu horário pessoal, onde você vai se divertir e faz as coisas que gosta e o horário profissional, onde você deve estar realizando seus trabalhos.

Diminuição do estresse: Por ser somente você trabalhando, as coisas acontecem no seu ritmo e é você quem dita as suas próprias regras e se ‘autocomanda’.

Mais perto da família: Apesar de você ter que administrar os seus horários e separar o profissional do pessoal, mesmo você estando em horário de trabalho, vai poder estar mais tempo perto dos seus familiares.

Menos despesas: Trabalhando em casa, as suas despesas diminuem, como combustível, estacionamento, almoço, transporte.

Mais tempo livre: Como você quem pode escolher em quais horários trabalhar, você pode ter muito mais horas livres para fazer outras coisas de sua preferência. Muitas pessoas conseguem ser mais produtivos na parte da noite, quando está tudo em silêncio, com isso tem o dia todo livre.

Desvantagens - Não ter colegas de trabalho; - Ter mais dificuldade para separar a vida profissional da vida pessoal; - Não ter metodologia; - Dificuldade de se adaptar em um novo emprego, caso deixe de trabalhar em casa; - Saber dividir o tempo para não trabalhar em excesso ou trabalhar pouco.