Trabalhar em casa é uma boa opção? - Saúde Financeira

Por Claudia Fehribach

work

 Janeiro chegou, e as contas do Natal e Ano Novo vão chegar a qualquer momento... Aí você pensa: “Preciso de uma grana extra”. Você pode pensar que seja uma boa ideia trabalhar em casa, de pijamas. Mas isso funciona mesmo?

A triste verdade é que mais de 90% destas ofertas são fraudulentas e atraem idosos, donas de casa ou pessoas com baixa renda, que no final das contas se sentem envergonhados de fazerem uma denúncia.

Você recebeu alguma oferta que cheire a uma fraude? Leve a denúncia até o Better Business Bureau local, que mantém um diretório de empresas locais. As vítimas devem entrar em contato com sua agência de assuntos do consumidor local ou estadual, ou com o seu procurador-geral do Estado (Attorney’s General)

Aqui vai uma lista dos esquemas mais conhecidos:

1) Esquema do E-Commerce Fazer algum dinheiro extra não soa mais fácil do que isso: basta pagar um up-front, taxa única, ter alguém para construir e hospedar um site para venda de bens de consumo, do creme dental ao papel higiênico. Cada vez que alguém compra um item, você coleta uma fatia da transação. Tudo que você precisa fazer é incentivar as pessoas a comprarem muitas vezes - o inventário e o envio do produto são feitos para você. Mas nada realmente acontece. Até você perceber o esquema, sua grana já desapareceu nas mãos dos falsos “empresários”.

2) Precisa-se de motorista Esse golpe, geralmente anunciado no Craigslist, tem muitas variações. Em um caso, uma agência procura por um chauffeur para uma esposa de um executivo, que estará visitando sua área. Fácil, embora as condições de pagamento são um pouco complicadas. Você recebe a informação de que você vai receber um cheque de, digamos, $2.500 dólares pelo correio. Você, então, tem que depositar o cheque e, em seguida, retirar a sua parte, $1000 dólares, e o resto deve ser enviado de volta para a agência que o contratou. Seu banco, provavelmente, não saberá por um dia ou dois que você depositou um cheque falso.

3) Medical Billing A maioria destas oportunidades de se trabalhar em casa promete milhares de dólares por semana para o processamento de pedidos de seguro para os médicos que estão ocupados demais para lidar com a papelada. Você vai receber materiais de marketing startup, software, uma sessão de treinamento e uma lista de médicos locais em troca de uma taxa, é claro. Pena que o software custa muito menos na Best Buy. Suas sessões de treinamento são adiadas indefinidamente e suas ligações não chegam a lugar nenhum, pois ninguém quer seu serviço.

4) Mystery Shopping Neste esquema, uma entidade com nome oficial, como o Mystery Shopping Club of America, promete atribuições para aspirantes a pesquisadores de marketing. Como receber o pagamento? Basta fazer compras anônimas em várias lojas e avaliar a sua experiência depois de pagar uma “taxa de inscrição” para olhar ou candidatar-se a missões em seu banco de dados. Ofertas legítimas não vão exigir uma taxa ou “certificação” para procurar empresas que solicitam os clientes para o mystery shopping. Vítima típica deste tipo de esquema: estudantes universitários.

5)Lista de empregos pré-selecionados Este pode ser o esquema mais cruel de todos. Os consumidores pagam uma taxa para se registrar para acessar uma lista de empregos pré-selecionados de firmas “legítimas” que oferecem “work-at-home”. Os anúncios do scammer aparecem na rede ou em pesquisas on-line, e eles prometem um reembolso para aqueles que não conseguem um emprego. Após o envio de pagamento, as vítimas são sumariamente impedidas de acessar suas contas, sem nunca terem visto uma única oportunidade de trabalho.

Antes de se registrar ou pagar por qualquer oportunidade de emprego em casa, pesquise, pergunte e lembre-se que oportunidades legítimas geralmente não cobram nenhuma taxa. Não desperdice o seu dinheiro.

Boa semana e um 2015 superpróspero!

Perguntas?  Envie sua dúvida por email para claudia@debthelper.com.  Visite também nosso website www.Debthelper.com