Tragédia com embarcação chinesa pode ter matado mais de 400 pessoas

Por Gazeta News

EI

Um navio com 458 pessoas a bordo afundou no rio Yangtsé, na China, na noite do dia 1º, no que pode ser a pior catástrofe fluvial na China em décadas. Pelo menos 406 pessoas eram passageiros, dos quais a maioria era de idosos. Até a tarde do dia 3, 18 corpos haviam sido encontrados, alguns deles a 50 quilômetros do local do acidente, e 14 sobreviventes foram resgatados. As esperanças de encontrar sobreviventes são mínimas.

O Dongfangzhixing (“Estrela do Oriente”) saiu de Nankin (leste da China) com destino a Chongqing (centro). Pouco depois, por volta das 9pm, o vento e a chuva se intensificaram sobre a embarcação. “As gostas de chuva martelavam o casco direito do navio, a água começava a entrar em muitos quartos, mesmo com as janelas fechadas”, relatou o sobrevivente, Zhang Hui. Segundo ele, muitos passageiros idosos precisaram deixar suas cabines inundadas e se dirigir para o salão de recepção.

Poucos minutos depois, enquanto Zhang Hui retornava a seu beliche no segundo andar, o navio “inclinou fortemente, em 45°” e, imediatamente, começou a afundar. O testemunho de Zhang não mencionou nenhum aviso oficial ou ordem de evacuação por parte da tripulação aos passageiros. Segundo a versão do capitão, que também está entre os sobreviventes, o navio afundou em menos de um minuto. Fonte: France Press.