Tratamento do Lucas contra leucemia será ainda mais forte

Por Arlaine Castro

lucaa cancer

O menino Lucas Fernandes, de três anos, diagnosticado com leucemia linfoblástica aguda tipo 3 em maio deste ano, encerrou o primeiro período do tratamento quimioterápico de 30 dias na última semana e iniciará a segunda etapa ainda mais intensa já na próxima segunda-feira, dia 10.

A capixaba Alessandra de Sousa, mãe de Lucas, há 13 anos na Flórida, mora em Margatee relatou ao GAZETA que essa segunda parte do tratamento será ainda mais intensa e por mais tempo. “Ele fez 30 dias de quimioterapia de 4 em 4 dias no Broward General Hospital, em Davie. Agora, serão todos os dias da semana, sendo 2ª, 3ª, 4ª e 5ª no hospital, e sexta, sábado e domingo em casa, recebendo o remédio da quimio pela boca, durante 60 dias”, explica.

Segundo Alessandra, os últimos exames não detectaram presença de células cancerígenas, porém, como já estava em grau avançado, pode haver alguma célula “escondida” em meio às saudáveis. “Os médicos disseram que o fato de a biópsia não ter indicado a presença de células cancerígenas, isso não quer dizer que o organismo dele esteja livre da doença. Ainda pode haver sim e, por isso, o tratamento será mais intenso de agora pra frente”, destacou.

Lucas está debilitado e depende da mãe para tudo, inclusive para se locomover. “Ele não consegue andar direito, está fraco. E cortei seus cabelos porque ele via que estava caindo e ficava ainda mais triste”, aponta.

Pães caseiros [caption id="attachment_147128" align="alignright" width="300"] Foto: facebook Alessandra Sousa.[/caption]

A família continua fazendo pães para vender para ajudar no orçamento, uma vez que Alessandra precisou parar de trabalhar e fica o tempo todo por conta do filho, além dos outros dois filhos mais velhos. “Graças aos amigos que ficam com os outros dois, estou tendo mais tempo pra ele. Não fosse isso, não sei como seria”, conta. Com relação ao orçamento, o marido Maguino Silva continua trabalhando em construção e ela e a mãe continuam a fazer pães para vender.

Alessandra explica que já entrou com o pedido para que o Medicaid cubra parte do primeiro tratamento e já inscreveu o filho em outro – o Florida Kid Care- que cobrirá todo o restante, mas, por enquanto, os remédios e outros custos estão sendo pagos pela família.

Inicialmente, a família desembolsou $7 mil dólares com exames iniciais até detectar a doença e iniciar o tratamento.

O tratamento de Lucas deverá ser feito por três anos. Quem quiser comprar os pães e ajudar a família pode entrar em contato pelo telefone (954) 773-5706 ou pela página de Facebook (Alessandra de Souza).

Para fazer doação online, acesseyoucaring.com/3yearoldlucasfernandes