Treinadora do Sea World morreu de traumatismo múltiplo e afogamento

Por Gazeta Admininstrator

O instituto médico legal do condado de Orange, na Flórida, afirmou que a treinadora morta por uma baleia, na quarta-feira, 24, no parque Sea World, em Orlando foi provavelmente vítima de traumatismo múltiplo e afogamento.

Dawn Brancheau, de 40 anos, morreu depois que uma das baleias que fazem a performance nos shows da piscina da Shamu, a puxou para dentro do tanque, em frente ao público que assistia o espetáculo.

Segundo a polícia, os colegas de Dawn tentaram salvá-la, mas não conseguiram porque a baleia estava “agressiva demais”. Eles tiveram de induzir o animal até um tanque menor e, através de uma plataforma, tirá-la da água antes de conseguir libertar a vítima, que não resistiu aos ferimentos.A polícia afirmou que a investigação do caso continua, mas que tudo indica que foi um acidente.Os parques SeaWorld Orlando e SeaWorld San Diego funcionaram normalmente na quinta-feira.

O programa ‘Dine with Shamu’ e os tours no estádio da Shamu foram suspensos por tempo indeterminado. Segundo a TV local, a treinadora morreu após ter sido atacada por Tilikum, uma das baleias mantidas no tanque de Shamu. “Shamu” é o nome da orca-símbolo do parque, também adotado por outras orcas que se apresentam nos shows.Um casal de aposentados que estava na plateia disse à agência de notícias Associated Press que, no começo, a interação da treinadora parecia normal, mas que o animal “a pegou e começou a nadar com ela”, segundo Eldon Skaggs, de 72 anos.

Ele conta que o alarme tocou e o staff retirou as pessoas do local.A irmã mais velha de Dawn Brancheau disse que a treinadora amava os animais e os tratava como crianças. “Ela não queria que nada acontecesse com as orcas”. Brancheau era casada e não tinha filhos. Segundo a irmã, a família encara a morte como um acidente infeliz. “Ainda não acreditamos”, disse.

Histórico

Parques da rede SeaWorld já haviam sido palco de incidentes anteriormente. Em novembro de 2006, o treinador Kenneth Peters, de 39 anos, foi mordido e levou vários “caldos” de uma orca durante um show em San Diego, na Califórnia. Ele quebrou um pé. Ela já havia atacado Peters duas vezes antes, em 1993 e 1999. Em 2004, no parque de San Antonio, no estado do Texas, outro animal tentou atingir e morder um treinador. Mas não conseguiu atingi-lo.