Três imigrantes brasileiros são resgatados de van no Texas

Por Gazeta News

uuhal van imigrants flickr
[caption id="attachment_147691" align="alignleft" width="199"] Imagem: Video Laredo Border Patrol.[/caption]

Agentes do Border Patrol (Patrulha da Fronteira) resgataram oito imigrantes indocumentados, dentre eles três brasileiros, que sofriam de exaustão pelo calor trancados na área de carga de uma van U-Haul na I-10, a leste de El Paso, no Texas, na semana passada.

De acordo com o comunicado da agência, os agentes pararam o veículo e constataram que havia pessoas trancadas na parte de trás. No grupo estavam três brasileiros e outros cinco imigrantes originários de El Salvador, Guatemala, Honduras, Equador e México, que não tiveram a identidade revelada.

Eles estavam trancados na área de carga do caminhão provavelmente para realizar a viagem até o destino final dentro do país e, como a temperatura do dia ultrapassou os 100 graus, um desmaiou e os outros sete sofreram os primeiros sintomas de exaustão e desidratação.

O grupo foi medicado no local pelo Emergency Medical Services e levado sob custódia pelo Border Patrol. "Foi claramente uma situação perigosa, e poderia facilmente transformar-se em risco de vida", disse o chefe do setor de Big Bend, Jesse Shaw.

O caso foi entregue à Homeland Security Investigations (HSI) em El Paso. Segundo o Customs and Border Protection, o motorista da van e os envolvidos responderão judicialmente por colocar pessoas em condição de risco, particularmente, por estarem trancados dentro do veículo sem maneira de escapar por conta própria, além de contrabando humano através da fronteira.