Três motoristas são roubados por dia em Pompano

Por Gazeta Admininstrator

Tudo acontece muito rápido. Mães estacionam seus carros e descem os filhos para deixá-los na escola, ou na creche, sem saber que estão sendo observadas por assaltantes. Em questão de segundos, os marginais aproveitam para quebrar os vidros do carro e levar carteira, laptos e telefones celulares.

Esse ano, o BSO registrou um total de 1.165 roubos do tipo, o que representa quase três roubos, por dia, somente na cidade de Pompano Beach. A porta-voz policial explica que os pontos escolhidos são, em geral, postos de gasolinas, estacionamentos de redes de alimentação, igrejas e cemitérios.

Na semana passada, uma das vítimas foi Teryl Dever. Ela havia deixado, pouco antes o filho Alex, de 2 anos, na creche Cypress Presbyterian, localizada na Cypress Road, em Pompano Beach, quando teve o carro abordado.
- Não fazia nem três minutos que tinha saído da creche e quebraram os vidros do carro para levar minha carteira. Quando liguei para o banco eles já haviam gasto $65 em um posto de gasolina próximo – disse.

A brasileira Elizabeth da Silva teme que esta situação se estenda em Pompano Beach. A cada manhã ela deixa o filho Leonardo, de 4 anos na escolinha. “Só posso esperar que não aconteça nada”, diz.

Em Orlando, o número de crimes violentos caiu de 4.300, em 2006, para 4.268, em 2007. A polícia de Orlando registrou 10 assassinatos a menos, em 2007, e redução no número de estupros. O número de roubos aumentou de 1.528, em 2006, para 1.533 em 2007.

Este tipo de roubo, conhecido em inglês como burglary conveyance (roubo de conveniência), tem aumentado, nos últimos meses, em Pompano Beach.
De acordo com estatísticas do Escritório do prefeito de Broward, de 1° de janeiro a 31 de maio, foram registrados 518 roubos do tipo, o que corresponde a 81 a mais do que os registrados no mesmo período de 2007.
Keyla Concepción, porta-voz do Broward Sheriff Office (BSO), explica que esta modalidade de assaltos é definida como “um crime de oportunidade”, uma vez que os assaltantes se aproveitam da distração das vitimas.

- Os ladrões quebram os vidros dos carros para roubar objetos que são deixados à vista pelos motoristas. Deixar um objeto de valor à vista é um erro grave, é como faer um convite para que o ladrão cometa o delito – diz Concepción.

Desde o início de 2007, o BSO iniciou uma campanha informativa para que os motoristas mantenham-se alertas. “Se pudermos educar as pessoas a não deixarem seus pertences nos carros, poderemos também reduzir o número de incidentes – acredita Concepción.

Para o professor Cristian Amaya, da Cypress Presbyterian, os assaltos a veículos nas imediações dos centros educativos têm uma característica em comum: pais apressados em deixar seus filhos, esquecem, dentros dos carros, objetos de valor. Segundo ele, nas imediações da escola, foram registrados oito roubos, no segundo semestre do ano passado.

- Eu sou professor aqui, trabalho na parte acadêmica, mas para ajudar a parar esta onda de roubos, comecei a vestir uma camisa com a inscrição “Security” (Segurança), durante vários meses, entre as 8 e as 8:30 da manhã, afirma o educador.