Trump admite invasão de hackers russos e diz não esperar para construção do muro

Por Gazeta News

Trump entrevista REUTERS Shannon Stapleton
[caption id="attachment_134924" align="alignleft" width="300"] Trump mostrou-se irritado sobre a divulgação na mídia de supostas informações de que ele teria sido flagrado em uma posição comprometedora na Rússia, Foto: REUTERS/Shannon Stapleton[/caption]

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em sua primeira entrevista coletiva após a eleição nesta quarta-feira, 11, que não vai esperar pela conclusão de negociações com o México para começar a construir um muro ao longo da fronteira entre os dois países.

Trump disse ainda que o país vizinho vai "reembolsar" os custos com a obra e que o pagamento será feito provavelmente através de um "imposto" e não pela quitação em dinheiro.

O republicano afirmou que o vice-presidente eleito, Mike Pence, "está buscando aprovações finais por meio de diferentes agências e do Congresso para começar o muro”, afirmou.

Trump também admitiu pela primeira vez que a Rússia pode ter hackeado o comitê do Partido Democrata na época da eleição americana e acrescentou, porém, que os americanos sofrem ataques hackers de outros países também, incluindo a China, e culpou o Partido Democrata por não se proteger de forma correta.

Em tom irritado, denunciou a divulgação na mídia de supostas informações de que ele teria sido flagrado em uma posição comprometedora na Rússia, e atacou agências de inteligência dos EUA sobre o vazamento da informação.

“Acho que foi vergonhoso, vergonhoso que agências de inteligências permitiram o vazamento de qualquer informação que se provou ser tão falsa”, disse Trump em uma coletiva de imprensa. Ele classificou o dossiê que fez acusações indecentes sobre ele como “notícia falsa” e “de araque”.

Um momento de tensão, durante a entrevista, foi quando Trump se negou a responder à pergunta de um jornalista da rede de televisão CNN. "Sua organização é terrível. Quieto. Calma. Não seja rude", disse Trump ao repórter.

Questionado sobre o sistema de saúde dos EUA, o presidente eleito disse que o Obamacare é um "desastre completo e total", e que todos ficarão orgulhosos do que ele irá fazer com o cuidado de saúde no país. Ele disse que, assim que seu secretário de Saúde for aprovado, será apresentado um substituto para o Obamacare.

Fonte: Agência Reuters.