Trump ameniza e aproxima relação com o Canadá

Por Gazeta News

Kevin Lamarque Reuters
[caption id="attachment_137433" align="alignleft" width="300"] A reunião foi a primeira entre ambos desde que Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos. Foto: Kevin Lamarque/Reuters[/caption]

O presidente Donald Trump pediu nesta segunda-feira, 13, um comércio de "reciprocidade" com o Canadá e mencionou a importância de construir "pontes" comerciais na fronteira entre os dois países.

Em coletiva de imprensa celebrada por ocasião da visita do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, aos Estados Unidos, Trump ressaltou a oportunidade de "construir ainda mais pontes" de comércio, e mudando um pouco o discurso de início de mandato, ele afirmou que "os Estados Unidos são muito sortudos de terem um vizinho como o Canadá", disse.

Após se reunirem privadamente, eles participaram de uma mesa-redonda com empresárias para discutir a situação das mulheres na força de trabalho.

Os dois líderes reiteraram a forte ligação comercial e histórica dos países, mas foi ressaltada a diferença das políticas dos dois países em relação aos refugiados, uma vez que o Canadá tem recebido os refugiados sírios, enquanto o governo Trump criou o decreto, agora suspenso, barrando imigrantes de 7 países de maioria muçulmana.

Trudeau afirmou que considera a segurança do país importante, mas que manterá a tradição de ser aberto a refugiados.

O canadense quer evitar temas conflituosos com Trump, como a imigração e o amparo de refugiados, para estabelecer o mais rápido possível uma boa relação com o novo presidente americano em benefício dos laços bilaterais.

"Achamos que nossos países são mais fortes quando juntamos nossas forças em matéria de comércio internacional", disse Trump.

Agência Reuters.