Trump assina decreto que revoga plano de Obama sobre o clima

Por Gazeta News

[caption id="attachment_138846" align="alignleft" width="300"] Trump revogou plano sobre o clima criado por Obama. Foto: arquivo[/caption]

O presidente Donald Trump declarou o fim da “guerra ao carvão” ao anunciar o cancelamento de normativas do governo federal que, segundo ele, estão “destruindo empregos” e a anunciou uma “nova era” na produção de energia.

Trump fez as declarações antes de assinar um decreto que inicia o desmantelamento do legado climático do seu antecessor na Presidência, Barack Obama.

A ação tem como principal alvo um plano que limitava a emissão de gases estufas por usinas de carvão. "Recolocaremos os mineradores no trabalho. Comigo, chega ao fim a guerra ao carvão", disse.

Em paralelo, e em declarações na Agência de Proteção do meio Ambiente (EPA) em Washington, Trump antecipou uma “nova revolução energética” centrada no fomento da produção nacional.

A nova diretiva ordena um reexame da emblemática medida de Obama sobre o clima, o ‘Clean Power Plan’, que impõe às centrais térmicas reduções nas suas emissões de CO2.

No seu breve discurso na EPA Trump não mencionou uma única vez a questão das alterações climáticas. Contudo, garantiu "ar limpo e água limpa" no país.

Com informações da Bloomberg e ABC.