Trump condecora filho de brasileira que atuou em ataque na Virgínia

Por Gazeta News

davids bailey reuters
[caption id="attachment_150006" align="alignleft" width="343"] David Bailey em homenagem no campo onde ocorreu o ataque. Foto: Reuters / Joshua Roberts.[/caption]

Os cinco agentes que salvaram a vida de cerca de 20 congressistas republicanos em um ataque a tiros ocorrido em um campo de beisebol na Virgínia, em junho, foram condecorados pelo presidente Donald Trump na última quinta-feira, 27, dentre eles estava David Bailey,filho da brasileira Rita Cassiano de Oliveira.

Os policiais são integrantes da Polícia do Capitólio, responsáveis pela segurança dos congressistas durante o treino de beisebol, e receberam de Trump a Medalha de Valor no Serviço Público, a maior honra do país para agentes da ordem.

Os agentes salvaram a vida do republicano Steve Scalise, que ficou um mês internado após ser gravemente ferido no ataque e recebeu alta do hospital também na quinta.

No dia 14 de junho, James T. Hodgkinson, 66 anos, invadiu armado o campo de beisebol onde os republicanos treinavam para uma partida beneficente contra os democratas. Ele havia postado nas redes sociais seu descontentamento com os republicanos e foi morto pelos agentes.

Trump agradeceu e elogiou a coragem e atitude dos agentes. "Louvamos as forças de segurança dos EUA por ser firme, por fazer o trabalho duro. Quero agradecer às forças de aplicação da lei", disse.

Filho da brasileira com um jamaicano, Bailey arranha o português e costuma visitar o Brasil durante o verão.

Com informações de Reuters e Estadão.