Trump confirma e defende troca de informações com a Rússia

Por Gazeta News

O presidente Donald Trump defendeu nesta terça-feira, 16, sua decisão de compartilhar informações com a Rússia e disse que informou fatos em uma reunião pública na última semana, na Casa Branca.

Trump alegou pelo twitter que, “Como presidente eu quis compartilhar com a Rússia (em uma reunião aberta planejada na Casa Branca), o que eu tenho o direito absoluto de fazer, fatos relativos ao terrorismo e à segurança de voos. Razões humanitárias, e além disso eu quero que a Rússia aumente sua luta contra o Estado Islâmico e o terrorismo", escreveu.

De acordo com a agência Interfax, nesta terça-feira, 16, o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, se pronunciou a respeito e disse que os relatos de que informações secretas tenham sido enviadas são "falsos".

Tais relatos são de funcionários da Casa Branca, que disseram que Trump havia divulgado uma informação altamente secreta, sobre uma operação contra o grupo Estado Islâmico.

A declaração de Donald Trump surge na sequência da notícia publicada pelo jornal "Washington Post" que dava como garantido que o presidente norte-americano tinha revelado informação secreta ao ministro russo dos Negócios Estrangeiros num encontro que ocorreu na semana passada.

As informações repassadas por Trump têm a ver com a ameaça terrorista relacionada ao uso de laptops em voos, dizem as fontes. No final de março, osEUA proibiram a presença de dispositivos eletrônicos - como tablets e laptops- em voos procedentes de vários países do Oriente Médio.

Com informações da Agência Reuters.