Trump critica classe política dos EUA e protestos se espalham

Por Gazeta News

posse trump video BBC
[caption id="attachment_135580" align="alignleft" width="300"] Obama e Trump durante a cerimônia de posse. Foto: Reuters.[/caption]

Em discurso de posse nesta sexta-feira, dia 20, o presidente Donald Trump exaltou o poder dos EUA sobre outros países e criticou a classe política americana dos últimos anos.

O novo presidente enfatizou sua visão de colocar os interesses de seu país como prioridade e referiu-se à cerimônia como especial, uma vez que está transferindo o poder de Washington e o levando de volta ao povo. “Por muito tempo, um grupo pequeno na capital dominou o poder, e a população não foi beneficiada”, afirmou.

No discurso, Trump abordou o fato de os EUA serem um país que serve como espelho para outros. "Buscamos amizade e boa vontade com as nações do mundo, mas o fazemos com o entendimento de que é direito das nações colocar seus interesses em 1º lugar. (..) Nós brilharemos para todos seguirem", disse.

Em crítica aos governos anteriores, Trump ressaltou o investimento na defesa das fronteiras de outros países em detrimento das próprias fronteiras. "Gastamos trilhões e trilhões de dólares além mar, enquanto a infraestrutura dos Estados Unidos caiu em degradação e deterioração".

Dentre as promessas de governo estão acabar com o terrorismo radical islâmico da face da Terra, o investimento em infraestrutura e geração de empregos. “Nada pode parar a América quando se está unida”, declarou.

Protestos em Washington

Confrontos entre manifestantes contra o novo presidente dos Estados Unidos,Donald Trump, e a polícia se espalham por vários pontos nesta sexta-feira, dia 20, em Washington.

Os protestos começaram pouco antes do início da cerimônia de posse do novo presidente, no Capitólio, e ainda ocorrem em alguns pontos da cidade.

Cerca de 500 manifestantes marcharam no centro na capital americana e quebraram carros,vitrines de lojas, janelas de bancos, lixeiras e pontos de venda de jornais.

Nas proximidades da Casa Branca, um grupo entrou em confronto com a políciaao depredar a área externade uma cafeteria. Um motociclista que estava na cidade para celebrara posse de Trump foi atingido por uma cadeira quando tentou intervir na situação.

A polícia respondeu com spray de pimenta e granadas de efeito moral. Pelo menos 95 pessoas foram presas, e há registro de pelo menos um ferido.

Diversos protestos contra Trump foram registrados em várias regiões da cidade. A maioria das manifestações e marchas transcorreupacificamente. As ações foram organizadas por váriosgrupos que se opõem ao novo presidente, incluindo pacifistas, pró-imigrantes, feministas e contra o racismo.

Fonte: BBC News.